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Empreendedorismo
Luiz D’Elboux
GoDaddy

Entrevista concedida pelo Country Manager da GoDaddy Brasil, Luiz D´Elboux , ao PME NEWS – Tema: “Empreendedorismo Digital: O Caminho para Inovar e Crescer”. (Ouça aqui a versão em podcast).

PME NEWS – Quais são os primeiros passos para quem deseja começar a empreender no ambiente digital?

Luiz D´ElbouxEmpreender no ambiente digital começa com um bom planejamento. O primeiro passo é entender quem que é o público alvo e buscar como você pode gerar valor para ele, o  que você vai oferecer para solucionar algum problema que essa pessoa enfrenta hoje em dia e, a partir disso, você criar uma presença online consistente.

Seja por um site, uma loja virtual ou até uma página nas redes sociais. A gente fez uma pesquisa global, recentemente com empreendedores e eles se mostraram cada vez mais autônomos, cada vez mais ágeis. Eles gostam de usar a inteligência artificial, muitos já usam. Eles não têm esse medo que muitas pessoas têm e eles buscam ferramentas que permitam que eles comecem rápido e com baixo custo. Isso tem facilitado a entrada de muitos empreendedores, tem facilitado o surgimento de muitos negócios no mercado digital.

Outra característica marcante são os múltiplos canais de venda e divulgação, com foco em alcançar o cliente onde ele estiver.

PME NEWS – Quais são os principais erros que os empreendedores digitais cometem ao iniciar um novo projeto?

Luiz D´ElbouxUm erro comum é começar sem um objetivo claro, então, muitos empreendedores criam uma página ou uma loja online sem entender exatamente o que eles querem comunicar ou para quem eles estão vendendo.

E esse erro ele acaba gerando um outro erro, que é uma falta de comunicação alinhada. Então, o empreendedor, ele tem um tipo de comunicação numa rede social, outro no site, outra via WhatsApp. E tudo isso contribui para criar uma desconfiança, porque não se tem uma identidade própria, não se cria a percepção de que aquilo é uma empresa sólida, confiável.

Existem outros erros, como por exemplo, não pensar nos aspectos técnicos, como carregamento do site, carregamento rápido, uma boa experiência de navegabilidade que é oferecida para o cliente. E além disso, muitos não olham as métricas, né? Quanto as pessoas estão visitando o site, quantas efetivamente compram? Quais são os produtos mais comprados ou mais clicados? Enfim, tudo isso é necessário acompanhar e muitos empreendedores falham nesses quesitos.

PME NEWS – De que forma, os pequenos negócios podem se beneficiar das ferramentas digitais disponíveis hoje?

Luiz D´ElbouxHoje, o empreendedor conta com um ecossistema de ferramentas acessíveis, tanto na questão de custo quanto na questão da usabilidade, que ajudam desde a criação da presença digital até a gestão e crescimento do negócio. Por exemplo, nós estamos lançando agora o Show in Bio, que permite que qualquer pessoa crie em poucos minutos uma página personalizada usando o celular para divulgar links, produtos, vídeos, seus contatos, redes sociais em único lugar, o produto é ideal pra quem usa Instagram, WhatsApp, TikTok ou outros canais digitais.

Essa ferramenta ela facilita o dia a dia do pequeno empreendedor, porque centraliza tudo o que ele precisa comunicar para o cliente em um só link, de forma rápida, prática e muito efetiva e, além disso, é muito fácil de atualizar.

PME NEWS – O que motivou a criação do Show in Bio e como ele funciona?

Luiz D´ElbouxO Show in Bio nasceu da observação de um comportamento cada vez mais comum, o empreendedor vendendo pelas redes sociais, mas que não tem um ponto de contato completo que reúna seus links, seus produtos, serviços e canais de atendimento. Nesse contexto, o Show in Bio é uma ferramenta com custo muito baixo e que funciona como criação de uma mini página personalizada.

A pessoa pode criar uma verdadeira “vitrine” de produtos com fotos, vídeos, inscrição, preço e links para páginas de compra. Pode adicionar links para outras redes sociais, formas de contato e o mais legal é que pode atualizar tudo quantas vezes quiser, tudo pelo celular. É ideal para quem está começando e para quem já tem uma presença digital e quer concentrar as informações de forma clara e profissional.

PME NEWS – Como a inteligência artificial tem impactado os negócios digitais e de que forma os empreendedores podem utilizá-la a favor do crescimento e da inovação?

Luiz D´ElbouxA inteligência artificial tem mudado profundamente o cenário dos negócios digitais, desde a criação de conteúdo até a personalização da experiência do cliente. A IA ajuda o empreendedor a ganhar produtividade e a tomar decisões de forma mais inteligente. Na GoDaddy, por exemplo, a gente utiliza IA no Show in Bio para sugerir automaticamente conteúdos, organizar a estrutura da página e até mesmo gerar a precificação. A gente sabe que o empreendedor muitas vezes não sabe quanto cobrar por aquele produto que ele está vendendo. E a IA já traz sugestões baseadas na localização daquele empreendedor, ela já traz essa sugestão de preços para o produto. Isso economiza tempo e ajuda o empreendedor a lançar a página dele de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, com experiências como a GoDaddy Airo, nosso assistente inteligente, o empreendedor consegue criar sites completos, fazer textos, configurar páginas de venda e muito mais. Tudo com a ajuda da inteligência artificial, mesmo que ele não tenha conhecimento técnico nenhum. E, aliás, não precisa nem saber escrever prompt que tudo isso é feito com instruções simples, com clique em botões.

PME NEWS – Quais tendências você enxerga para os próximos anos no cenário dos negócios digitais?

Luiz D´ElbouxA gente vê uma forte consolidação pelo uso do celular como canal de negócios, ou seja, o celular com a principal vitrine e ferramenta de venda para os pequenos empreendedores. Além disso, o uso da IA vai se intensificar em áreas como atendimento, marketing, geração de conteúdo e geração de imagens também. Outra tendência é a integração de plataformas. Os empreendedores vão cada vez mais buscar soluções que centralizem gestão, vendas, pagamentos e relacionamentos em um único lugar. A busca por autonomia digital também vai crescer, com ferramentas que empoderem o cliente a fazer tudo por conta própria e com agilidade. E, por último, vale destacar o papel das redes sociais com o motor de descoberta e venda e a busca via ferramentas de inteligência artificial. Então, o empreendedor que conseguir combinar o uso dessas ferramentas, conseguir ter uma presença cada vez mais profissional com um site completo ou uma página única tipo Show in Bio combinado com redes sociais e uso de outras ferramentas, como e-mail profissional, vai criar credibilidade e a confiança e vai conseguir vender mais.

 

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