Entrevista concedida pelo CEO da Bit Partner e do PME NEWS, Sidney Cohen, para o ESPECIAL 100 EDIÇÕES, publicada em abril de 2020. Para ler a edição na íntegra, clique aqui.
PME NEWS – Quando surgiu a ideia de você lançar o PME NEWS?
Sidney Cohen – Há mais de dez anos ministro treinamento corporativo para tomadores de decisões, boa parte é formada por pequenos empresários. E muitos tinham curiosidade por temas relacionados ao cenário empresarial, mas não tinham acesso à informação. Percebi que eu poderia contribuir de alguma forma. Resolvi lançar um informativo e após longa pesquisa com pequenos empresários das principais regiões do país, defini o layout, o formato e o tipo de conteúdo. A leitura deveria ser algo que não tomasse muito o tempo deles, porém que desse um recado objetivo, com conteúdo de qualidade, apontando as tendências do mundo dos negócios. Em 2012, lancei o Informativo PME NEWS.
PME NEWS – Qual a importância das redes sociais para portais como o PME NEWS?
Sidney Cohen – São importantíssimas. Mas é preciso estar atento ao perfil das redes sociais e da proposta dos portais. O PME NEWS está presente nas principais redes sociais, porém nosso foco é mais direcionado a assuntos corporativos e, por isso, o perfil de nossos leitores aproxima-se muito do perfil de usuários do Linkedin.
As redes sociais são fundamentais para os negócios e para as imagens de pessoas, empresas e claro, portais como o nosso. Em junho de 2017, o PME NEWS “virou a chave”, e de informativo passou a ser um portal, com mais conteúdo, incluindo uma coluna dedicada a artigos. E o Linkedin foi fundamental para sinalizarmos ao mercado. O meu perfil, por exemplo, em poucas semanas, alcançou a marca de 30 mil conexões, o máximo permitido pela rede social. E hoje é um de nossos pilares para publicarmos as postagens. Alguns profissionais que publicam os conteúdos conosco também publicam seus conteúdos nas redes sociais. Porém, optam também em publicar no PME NEWS, por não ficarem restritos à determinada rede e por ter a opção de ampliarem o radar de alcance. Além da ampla divulgação, incluindo campanhas de emailmarketing, nossos conteúdos repercutem frequentemente em demais mídias corporativas.
PME NEWS – Qual o diferencial do PME NEWS?
Sidney Cohen – A credibilidade. Na época, com pouquíssima verba de marketing, resolvi “pilotar” algumas ações, principalmente as de marketing. O correto seria ter apoio de profissionais especializados, mas o bolso não permitia e serviu para aprender bastante, entre erros e acertos, mas faz parte do processo. Essa fase foi muito importante, pois aproximei-me mais dos leitores e os elogios, e principalmente as críticas, chegavam mais rápidos. Mas eu sempre tenho em mente o “plano A”. Que santo de casa TEM e DEVE fazer milagres, e tudo que eu aplicava nas consultorias aos meus clientes eu praticava no PME NEWS, principalmente quando envolvia estratégia. E uma delas era de entrevistar profissionais respeitados pelo cenário empresarial. Assim a probabilidade das portas se abrirem para o público conhecer o PME NEWS aumentaria. E felizmente consegui. A Luiza Trajano foi quem inaugurou o tapete vermelho, depois vieram: Ricardo Amorim, Alexandre da Costa, Alberto Saraiva, Antonio Carlos Nasraui, David Feffer, Mario Sergio Cortella, Roberto Shinyashiki, Leandro Karnal. E tão importante quanto essas personalidades, destaco, sem exceção, todos os entrevistados e autores dos artigos publicados, que são especialistas e renomados em suas áreas e que contribuíram e contribuem para que a credibilidade do PME NEWS supere as nossas expectativas. Além das ações nas redes sociais, demais mídias especializadas passaram a publicar matérias mencionando nosso conteúdo. A exemplo da Veja, Exame, InfoMoney, Portal Terra, Gazeta Brasília, Estado de Minas, Estadão, dentre outras.
PME NEWS – Quais são os principais desafios do PME NEWS?
Sidney Cohen – No mundo em que NEWS misturam-se às FAKE NEWS, o desafio é constante para não cairmos em tantas armadilhas. É importante estudar e acompanhar de perto os fatos e as fontes. Outro desafio é estar atento a tudo que nos cerca. Esse ano completam 20 anos do bug do milênio e percebemos que há muitos outros “bugs”, não restritos à tecnologia.
Mas, o nosso principal desafio e que será constante, e por essa razão que lancei o PME NEWS, é de proporcionar a inclusão para um número cada vez maior de leitores à informação de qualidade, de forma transparente e objetiva sobre o que acontece e o que é tendência no cenário das Pequenas e Médias Empresas.
PME NEWS – Que mensagem você quer passar para as pessoas?
Sidney Cohen – A informação é um pilar importante para adquirirmos o conhecimento. Se você gera conteúdo, fale a linguagem do seu leitor e não apenas do algoritmo. Os algoritmos são importantíssimos, mas, independente de algoritmo, da tecnologia de uma forma geral, o mais importante é a transparência. As pessoas precisam transmitir as mensagens de forma natural e sem escalas.
A comunicação é uma via de mão dupla. É muito gratificante ver hoje leitores das gerações X, Y, Z e também da 3ª idade interagindo conosco, não tenho dúvidas que seja o reflexo da forma transparente e natural da nossa comunicação com eles.
E você que participa das redes sociais, a minha sugestão é de você curtir, compartilhar e comentar o que realmente te chama a atenção. Alguns internautas interagem por interagir e nem olham a fundo o conteúdo do post. Isso pode gerar um falso engajamento com pessoas de seu network.
Enfim, uma mensagem tão importante quanto as demais e que vem de encontro com os meus projetos pessoais e profissionais e quero passar adiante …
Se você tem um sonho, por mais difícil que possa parecer, comece a trabalhar nele desde já. A única pessoa que pode transformá-lo em realidade é você!