Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue a entrevista de Carla Béck.
PME NEWS – O que é e como criar uma cultura organizacional nas empresas?
Carla Béck – A cultura organizacional representa a identidade da empresa. É um conjunto complexo de valores, crenças e pressupostos que definem o “jeito” da organização, como ela conduz seus negócios, seus relacionamentos com clientes e parceiros e é compartilhado com todos os seus colaboradores.
É o que diferencia a organização de todas as outras e estabelece a sua base.
Ela estabelece a forma de pensar, sentir e agir de todos os integrantes da organização, que é validada e mantida por todos.
Conhecer a cultura da empresa é fundamental para definir estratégias para mudanças e melhorias.
PME NEWS – Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?
Carla Béck – A cultura organizacional tem a ver com a identidade da empresa, enquanto o clima organizacional relaciona-se com o nível de satisfação dos colaboradores com as práticas da organização.
Mensurar o clima organizacional é uma das boas práticas para gestão da organização. Ela mede como as pessoas estão se sentindo em relação à empresa, aos times, enfim, permite levantar informações para que os líderes e empresa juntamente com os seus times possam estabelecer planos de ação para melhorar ou manter o bom clima organizacional.
PME NEWS – Cite alguns exemplos de Culturas Organizacionais?
Carla Béck – A Natura é um exemplo de empresa que foca no bem-estar dos funcionários e destaca-se entre as organizações brasileiras com uma cultura organizacional forte. O lema “bem estar bem” pode ser percebido também no ambiente interno, pois a companhia busca valorizar cada colaborador.
A organização é um exemplo de people first, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e, em consequência disso, os resultados melhoram e a cultura se consolida, pois os funcionários sentem-se valorizados e mais conectados com a companhia.
PME NEWS – Com o alinhar a cultura organizacional com as mudanças estratégicas?
Carla Béck – Aqui estão os princípios para liderar a mudança organizacional:
- Defina um plano com um processo de trabalho que inclua informações sobre como as coisas serão melhores após a implementação.
- Converse abertamente sobre a visão da empresa e garanta que as iniciativas de mudança envolvam todos os níveis da organização.
- Capacite as pessoas para que possam apoiar e defender mudanças complexas por meio de tarefas líderes, conectando equipes.
- Os líderes devem responsabilizar-se pela equipe, comunicando as expectativas da empresa e ajudando todas as partes interessadas.
PME NEWS – Como a cultura organizacional pode influenciar no comportamento profissional dos colaboradores ou vice-versa?
Carla Béck – Uma boa cultura tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um colaborador precisa sentir-se satisfeito em relação às questões do cotidiano na empresa e com a convivência/relacionamento com seus gestores, colegas de trabalho e clientes. O contrário também é verdadeiro, uma cultura “incongruente” pode gerar um ambiente nocivo e estressante para os seus colaboradores.
PME NEWS – Quais são os obstáculos culturais enfrentados pelos colaboradores e gestores e como superá-los?
Carla Béck – Ao mesmo tempo que a cultura organizacional pode servir para impulsionar a inovação em grandes empresas, ela pode acabar se tornando um grande obstáculo: burocratização de processos, falta de abertura ao novo e falta de segurança psicológica.
PME NEWS – Como pode se medir a eficácia de uma cultura?
Carla Béck – Indicadores de desempenho da cultura são ferramentas importantes na consolidação das normas e valores organizacionais.
Através dos indicadores, pode-se diagnosticar e aprimorar resultados. Cito 5 indicadores:
- Índice de satisfação dos colaboradores – A aplicação de pesquisas internas serve para mensurar aspectos estratégicos referentes à felicidade e ao engajamento das pessoas.
- Pontuação Satisfação entre funcionários e gerentes/líderes – A relação entre liderança e colaboradores é um fator essencial na construção de uma cultura de colaboração e engajamento no trabalho. Destaca a aplicação de estratégias de liderança em vez da imposição da autoridade.
- Percentual de funcionários treinados na cultura da empresa – programas específicos para a melhoria do FIT Cultural.
- Employee Net Promotes score (eNPS) – O Net Promoter Score avalia a capacidade de formar uma teia de profissionais engajados na promoção da empresa. Saber o quanto e o porquê o colaborador recomendaria a empresa são base para identificar e analisar os motivos que fazem com que os colaboradores se identifiquem com a cultura da empresa.
- Transferência interna – a mobilidade dentro da empresa indica uma cultura de oportunidades e aprendizados, além de permitir que as pessoas busquem desafios compatíveis com suas características e interesses.
PME NEWS – Qual o papel da liderança na cultura organizacional das empresas?
Carla Béck – O líder é responsável por engajar a equipe aos valores da organização, ser o exemplo para os colaboradores, respeitar as normas e valores da empresa. Ele é o responsável por zelar pela identidade, pelo DNA organizacional. Esse executivo deve apontar que, quando se trata de negócios, as diretrizes que devem ser abordadas como qualquer outro sistema organizacional – com um conjunto claramente definido de princípios e expectativas.
A cultura é uma narrativa de negócios cuidadosamente elaborada, e, pelo tamanho desta importância, é necessário não deixar que esse processo ocorra sozinho. A atenção e o preparo devem ser redobrados.