Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Hugo Vidor, diretor da GV8 Sites & Sistemas.
PME NEWS – Quais são as ferramentas do marketing digital essenciais para a divulgação do negócio de uma empresa?
Hugo Vidor – Vai depender muito da área de atuação. As ações de marketing podem promover um alcance orgânico (através de pesquisas ou procuras diretas) ou pago. Por isso é importante avaliar bem antes de utilizá-las.
Seguem dois exemplos:
- Empresa que trabalha com venda de semijoias e acessórios femininos: O público alvo está bem definido.Mas qual o perfil comportamental das mulheres? Quais mídias elas normalmente utilizam? Elas pesquisarão o produto ou, se o produto aparecer para ela, será convencida a comprar? Esses questionamentos são importantes para identificar qual ferramenta adequada a ser usada.
Pela nossa experiência com esse perfil, recomendo: Facebook e Instagram.
- Empresa que trabalha com registro de marcas e patentes. É uma área de atuação focada em empresários que, por sua vez, precisarão desses serviços. Habitualmente se pode conseguir aumentar o nicho de contatos por indicações, ou até mesmo por pesquisas em buscadores. Nesse caso é Interessante trabalhar bem a base de contatos dessa empresa.
Recomendo: Campanhas de e-mail marketing.
Uma observação importante: O Twitter também é uma ferramenta de marketing estratégica, principalmente para empresas que querem gerar tráfego qualificado, interagindo de forma direta com o público-alvo.
PME NEWS – Quais são as principais dificuldades, em especial das pequenas empresas, encontradas no uso de ferramentas de marketing digital?
Hugo Vidor – Uma grande dificuldade, senão a principal, deve-se ao fato de boa parte dos pequenos empresários não ter intimidade com o meio digital, e não conseguir fazer toda a avaliação necessária. Isso acaba dificultando o desenvolvimento de uma campanha de marketing dedicada ao seu negócio, através de ferramentas mais apropriadas.
PME NEWS – Com a presença forte das redes sociais, o e-mail marketing tende a desaparecer?
Hugo Vidor – Não acredito que acabe, mesmo porque todos possuem ao menos uma conta de e-mail. Acredito sim que o e-mail marketing evolua a formatação como é trabalhada. Recentemente tivemos um “boom” referente ao Inbound Marketing que é uma diretriz do e-mail marketing bastante inovadora, atraindo o cliente a acessar o site de sua empresa. Através de uma newsletter bem definida, disparada periodicamente, com conteúdos que irão agregar valor ao cliente.
PME NEWS – O objetivo do marketing digital está na fidelização do internauta. A divulgação da imagem está sendo substituída pelo conteúdo. Mesmo nesse caso é preciso patrocinar ações de marketing. Como é possível minimizar os custos maximizando o alcance de forma orgânica?
Hugo Vidor – Para um aumento das buscas de forma orgânica, além de ter um Site bem desenvolvido, é necessário ter ações de postagens com alta frequência. Esse é um dos parâmetros mais bem ranqueados pelo Google em busca de um posicionamento melhor nos buscadores.
PME NEWS – Você pode dar algumas dicas para impulsionar o marketing B2B e B2C?
Hugo Vidor
B2B – Negócios entre empresas. É importante aplicar ações voltadas à fidelização, através de newsletter com conteúdo que atenda esse público. Recomendo também o Google Adwords e principalmente o Linkedin, rede social voltada para usuários de perfil profissional, muitos deles, tomadores de decisões em suas empresas.
B2C – Negócios entre empresa e consumidor final. Assim como no caso do B2B, a fidelização através de e-mail marketing com foco no conteúdo é importante. Com relação às redes sociais, o Facebook é o mais recomendado, por atender um público de perfil mais abrangente, potencial em consumir produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
PME NEWS – A Internet das Coisas é uma ameaça para o marketing?
Hugo Vidor – Não, desde que o indivíduo esteja preparado para as mudanças e se adapte às inovações que surgem a cada dia. Lidar com Internet é saber que há algo de novo a cada manhã que você se desliga do usual e busca informações sobre a área. Portanto é de grande importância saber adaptar-se e agregar valor às novas ferramentas.