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O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Tecnologia, o Braço Forte do Marketing

O conteúdo da informação é o diferencial para se trabalhar a estratégia e traçar um plano de ação de Marketing assertivo. O marketing moderno vem utilizando alguns modelos, com destaque ao Inbound Marketing, com o objetivo de transformar o internauta em consumidor.

A tecnologia tem papel relevante nesse processo, principalmente voltado às Pequenas e Médias Empresas, ainda carente nesse tipo de apoio.

Em entrevista concedida nesta edição, Hugo Vidor, diretor da GV8 Sites & Sistemas, orienta o leitor, em especial os pequenos empresários, sobre o tema. Confira na íntegra, no final da edição!

Bastidores

  • Segundo a Associação Global de Operadoras (GSMA), 5,7 bilhões de pessoas, que representam três quartos da população mundial, terão um telefone celular em 2020. Para a GSMA, as telecomunicações contribuem com 3,3 trilhões de dólares no PIB mundial, representando 4,4% do total. Em 2020, deve chegar a 4,9%, cerca de 4,2 trilhões de dólares.
  • Levantamento da Agência Investe SP aponta que 4.843 empresas brasileiras exportaram pela primeira vez em 2016. Aumento de 149% comparado a 2015, que registrou 1943 empresas. A maioria das estreantes, 94%, fez remessas abaixo de US$ 1 milhão.

Novos Desafios

  • Diego Dumas é o novo Gerente Comercial na Authentic Feet.
  • José Bonifácio da Silva é o CEO da Boni & Marcio – Soluções em Benefícios e Negócios

Dados Impressionantes

  • A expansão da base de dispositivos móveis contribui para o aumento ao acesso às redes sociais. O Facebook é um bom exemplo. Mais de 70% dos acessos no Brasil são feitos através de smartphones ou tablets. Outro bom exemplo é o Youtube, cuja audiência global diária ultrapassou a marca de 1 bilhão de horas.
  • Pesquisa realizada pela Mintel, empresa de inteligência de mídia, aponta que o mercado de sorvetes no Brasil movimentará R$ 13,9 Bilhões até 2020 e alcançará a marca de 799 milhões de litros. A alta deve-se à entrada de mais produtos de maior valor agregado, como sorvetes premium, gourmet e saudáveis.
  • O mercado brasileiro de perfumes movimentou 5,7 bilhões de dólares em 2016, segundo levantamento realizado pela empresa de pesquisa Euromonitor. A maioria dos brasileiros, cerca de 60%, utiliza algum tipo de perfume. Na região nordeste, 90% da população utilza e na região Sul, apenas 40%.

Agenda

  • 18 a 20 de Abril – São Paulo – SP
    ISC Brasil – Feira e Conferência Internacional de Segurança 
    Expo Center Norte
  • 25 a 28 de Abril – São Paulo – SP
    TecnoTêxtil Brasil – Feira de Tecnologia para a Indústria Têxtil 
    Anhembi

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Hugo Vidor, diretor da GV8 Sites & Sistemas.

PME NEWS – Quais são as ferramentas do marketing digital essenciais para a divulgação do negócio de uma empresa?

Hugo Vidor – Vai depender muito da área de atuação. As ações de marketing podem promover um alcance orgânico (através de pesquisas ou procuras diretas) ou pago. Por isso é importante avaliar bem antes de utilizá-las.

Seguem dois exemplos:

  • Empresa que trabalha com venda de semijoias e acessórios femininos: O público alvo está bem definido.Mas qual o perfil comportamental das mulheres? Quais mídias elas normalmente utilizam? Elas pesquisarão o produto ou, se o produto aparecer para ela, será convencida a comprar? Esses questionamentos são importantes para identificar qual ferramenta adequada a ser usada.

          Pela nossa experiência com esse perfil, recomendo: Facebook e Instagram.

  • Empresa que trabalha com registro de marcas e patentes. É uma área de atuação focada em empresários que, por sua vez, precisarão desses serviços. Habitualmente se pode conseguir aumentar o nicho de contatos por indicações, ou até mesmo por pesquisas em buscadores. Nesse caso é Interessante trabalhar bem a base de contatos dessa empresa.

          Recomendo: Campanhas de e-mail marketing.

Uma observação importante: O Twitter também é uma ferramenta de marketing estratégica, principalmente para empresas que querem gerar tráfego qualificado, interagindo de forma direta com o público-alvo.       

PME NEWS – Quais são as principais dificuldades, em especial das pequenas empresas, encontradas no uso de ferramentas de marketing digital?

Hugo Vidor – Uma grande dificuldade, senão a principal, deve-se ao fato de boa parte dos pequenos empresários não ter intimidade com o meio digital, e não conseguir fazer toda a avaliação necessária. Isso acaba dificultando o desenvolvimento de uma campanha de marketing dedicada ao seu negócio, através de ferramentas mais apropriadas.

PME NEWS – Com a presença forte das redes sociais, o e-mail marketing tende a desaparecer?

Hugo Vidor – Não acredito que acabe, mesmo porque todos possuem ao menos uma conta de e-mail. Acredito sim que o e-mail marketing evolua a formatação como é trabalhada. Recentemente tivemos um “boom” referente ao Inbound Marketing que é uma diretriz do e-mail marketing bastante inovadora, atraindo o cliente a acessar o site de sua empresa. Através de uma newsletter bem definida, disparada periodicamente, com conteúdos que irão agregar valor ao cliente.

PME NEWS – O objetivo do marketing digital está na fidelização do internauta. A divulgação da imagem está sendo substituída pelo conteúdo. Mesmo nesse caso é preciso patrocinar ações de marketing. Como é possível minimizar os custos maximizando o alcance de forma orgânica?

Hugo Vidor – Para um aumento das buscas de forma orgânica, além de ter um Site bem desenvolvido, é necessário ter ações de postagens com alta frequência. Esse é um dos parâmetros mais bem ranqueados pelo Google em busca de um posicionamento melhor nos buscadores.

PME NEWS – Você pode dar algumas dicas para impulsionar o marketing B2B e B2C?

Hugo Vidor

B2B – Negócios entre empresas. É importante aplicar ações voltadas à fidelização, através de newsletter com conteúdo que atenda esse público. Recomendo também o Google Adwords e principalmente o Linkedin, rede social voltada para usuários de perfil profissional, muitos deles, tomadores de decisões em suas empresas.

B2C – Negócios entre empresa e consumidor final. Assim como no caso do B2B, a fidelização através de e-mail marketing com foco no conteúdo é importante.  Com relação às redes sociais, o Facebook é o mais recomendado, por atender um público de perfil mais abrangente, potencial em consumir produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

PME NEWS – A Internet das Coisas é uma ameaça para o marketing?

Hugo Vidor – Não, desde que o indivíduo esteja preparado para as mudanças e se adapte às inovações que surgem a cada dia. Lidar com Internet é saber que há algo de novo a cada manhã que você se desliga do usual e busca informações sobre a área. Portanto é de grande importância saber adaptar-se e agregar valor às novas ferramentas.

Pense Nisso

“É de grande importância saber adaptar-se e agregar valor às novas ferramentas.”

Hugo Vidor

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