Entrevista concedida pela diretora da agência Bureau 21, Vanessa Bonanno, ao PME NEWS, edição de Outubro de 2020 – Tema: “Você está preparado para vender online?”.
PME NEWS – As empresas estão preparadas para vender online?
Vanessa Bonanno – Dados do Think With Google revelam que 71% dos consumidores pretendem aumentar o volume de compras online. Assim, há dois desafios importantes para os negócios: como atender a esse público de forma eficiente e manter o business sem perder o foco nas pessoas. Para os dois desafios uma coisa é certa: esse é o momento de investir em sua Comunicação Digital. Ter uma presença online forte e relevante é essencial para manter a sua empresa ativa nesse novo cenário pós-pandemia. Ser uma marca digital pressupõe pensar em como oferecer seus produtos, serviços e conteúdos de forma adequada a este novo canal.
PME NEWS – Como deve ser o cenário pós-pandemia no varejo?
Vanessa Bonanno – Ao que tudo indica, comprar online continuará sendo uma opção para muitos consumidores mesmo com as flexibilizações e abertura de lojas e shoppings. Uma das mudanças que a pandemia trouxe foi justamente no comportamento do consumidor. Muitas pessoas que não estavam habituadas em comprar pela internet viram-se em um novo cenário, onde compra do mercado e outras necessidades estavam no mundo virtual.
PME NEWS – Como isso influencia as lojas e vendedores?
Vanessa Bonanno – Assim como o consumidor teve que de adaptar ao e-commerce, as marcas também. E digo isso como um todo, desde as marcas grandes nativamente e-commerce, até as marcas locais tiveram que se reinventar, arranjando novas formas de atrair o cliente em um ambiente digital, pouco explorado por ele anteriormente.
PME NEWS – E sobre os canais de venda?
Vanessa Bonanno – A pandemia também forçou as marcas a reverem os processos de entrega e retirada de mercadorias. Os shoppings, por exemplo, instalaram lockers (armários inteligentes), para os serviços de drive-thru, onde o contato com o vendedor é praticamente zero. Foi uma saída interessante em um momento de crise, algumas das principais datas comemorativas do varejo aconteceram durante a quarentena, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
PME NEWS – Como isso aconteceu no mundo digital?
Vanessa Bonanno – Saindo do offline para o online, os pequenos produtores encontraram uma nova forma de vender também. Através de grandes sites de e-commerce, eles conseguiram expor seus produtos e continuar vendendo. O market place tornou-se uma ótima alternativa. O Omnichannel, que já estava em evidência antes da pandemia, se tornou praticamente obrigatório. Passar a mesma mensagem para o consumidor final em diversas plataformas onlines e até nas lojas físicas, é essencial para o cliente ter uma boa experiência de compra.
PME NEWS – Qual o papel das redes sociais nesses casos, principalmente para as pequenas marcas?
Vanessa Bonanno – Em maio, o Instagram lançou uma série de incentivos ao comerciante local, como o sticker (adesivo) “Apoie As Pequenas Empresas”, aumentando a divulgação daquele comércio. Já o Facebook implementou o “Lojas do Facebook”, ambiente virtual, onde marcas podem vender seus produtos e administrar a própria loja online. Para as pequenas marcas isso foi um passo muito importante para elas continuarem a expor seus produtos.
PME NEWS – Como as empresas podem se reinventar nesse novo cenário?
Vanessa Bonanno – Buscando informar-se e testar novas estratégias. Estamos vivendo um momento inédito e acredito que aquelas marcas que investiram em novas modalidades vão sair mais fortes disso tudo. Por exemplo, antes da pandemia tínhamos fechado uma campanha de seis meses com uma rede de tortas e salgados e influenciadores. Fizemos todo o briefing das postagens, mapeamos os influenciadores, combinamos eventos nas lojas, e aí a pandemia chegou. Ao invés de nos desesperarmos, revemos todo o conteúdo e mensagem junto ao marketing da rede e no final, deu super certo!
PME NEWS – E as grandes marcas?
Vanessa Bonanno – Enquanto para a comerciante local foi um momento de explorar um novo canal de venda, para as grandes marcas foi o momento de se destacar e oferecer novas experiências ao consumidor, fidelizar e atrair novos clientes. Observamos uma nova maneira de consumir online, o streaming de vendas e o papel do influenciador como um canal de venda além dos posts patrocinados. Esse formato trouxe humanização no processo de compra online e interação.
PME NEWS – O que estar por vir?
Vanessa Bonanno – O momento do isolamento social foi um divisor de águas na comunicação digital. Quem soube aproveitar o momento de crise e investir em novos canais de venda e na construção da sua imagem digital, com certeza sairá na frente na retomada do varejo.