Se você é daqueles que não perde tempo e agarra a oportunidade quando ela pinta bem na sua frente. Parabéns! Vai fundo e siga e frente. É sinal de que você está preparado para isso.
Caso contrário, prepare-se que no momento certo você irá agarrá-la. É a tal frase: “Antes tarde do que nunca”. E todo cuidado é pouco, o que aparenta ser oportunidade, pode na verdade ser uma grande ameaça para o seu negócio.
E a pandemia, que de fato foi e tem sido uma grande ameaça nos negócios para muitos, também é uma excelente oportunidade para outros.
Veja o caso da Microsoft.
Diante de milhões de pessoas trabalhando em casa, logo no início da pandemia, em 16 de março de 2020, o aplicativo de comunicação corporativa Teams, registrou em sua base de usuários, a média diária de 900 milhões de minutos em reuniões virtuais e no dia 31, a média passou a ser de 2,7 bilhões de minutos. É isso mesmo, esse salto aconteceu em apenas 15 dias.
Dados mais recentes da Microsoft, apontam que em julho deste ano, 250 milhões de pessoas utilizavam o Teams mensalmente, outro grande salto, se comparado com o mês de abril, que teve 145 milhões de usuários. Mesmo com o retorno das atividades presenciais por parte das empresas, a quantidade de usuários da ferramenta deve aumentar, pois o serviço estará integrado com o Windows11, substituindo o Skype.
E quem aqui não tem uma máscara da Lupo?
A empresa que completa 100 anos este ano é referência em meias e roupas íntimas e viu diante deste cenário uma oportunidade de fabricar máscaras e crescer. Reconhecida pela qualidade de seus produtos, não poderia ser diferente na produção das máscaras. Elas foram desenvolvidas em parceria com a Rhodia, utilizando a tecnologia antiviral e antibacteriana Amni Virus-Bac Off. Em 2020, o produto já representava 11,7% do faturamento da empresa. A empresa conta hoje com 39 mil pontos de vendas e exporta para 23 países e fabrica produtos esportivos de outras marcas como a Nike e Adidas, além da própria marca e este ano a empresa pediu autorização para uma oferta inicial de ações (IPO), com o recurso irá investir em tecnologia e aquisições de outros negócios.
E por falar em oportunidade, um dos setores que mais se beneficiou com a situação foi o de delivery. Segundo os dados do site Statista, especializado em dados de mercado e consumidores, o Brasil foi o país que mais se destacou no segmento na América Latina no ano passado. Foi responsável por 48,77% do mercado, seguido do México (27,07%) e Argentina (11,85%). A previsão para este ano é que o setor movimente aproximadamente US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo. Em 2018, o programador Miguel Neto, da cidade de Tobias Barreto, uma pequena cidade do interior de Sergipe, identificou a oportunidade de lançar um aplicativo de delivery. A ideia surgiu após algumas tentativas frustradas em pedir comida em um trailer em sua rua, devido a estrutura para o atendimento ser limitada. Então ele decidiu desenvolver o Quero Delivery, aplicativo para lanchonetes, supermercados e restaurantes. Com a pandemia, o negócio cresceu mais de 400% e fechou o ano passado com o faturamento de R$ 13 milhões. O app atende 180 cidades e 14 estados, a maioria da região norte e nordeste.
Agora pense rápido… Cite um setor prejudicado com a pandemia?
Se a reposta foi o de hotelaria, parabéns, foi o mesmo que eu pensei.
Lembra do que mencionei no início sobre se preparar para agarrar a oportunidade?
Então, o Crillon Palace Hotel é um ótimo exemplo. Localizado no centro de Londrina/PR. Ele tem em boa parte de seus hóspedes, pequenos empresários, muitos de gestão familiar e que possuem negócios na região sul. A relação com os seus hóspedes é de altíssima fidelização, por proporcionar uma ótima qualidade dos seus serviços. Muitos se sentem literalmente em casa, a ponto de conhecerem os funcionários e chamá-los pelos seus nomes.
Diante disto, a direção colocou em prática o planejamento estratégico de gestão, já visando os períodos de crise e de pós-crise causados pela pandemia.
Dentre as ações, o hotel redobrou as atenções de limpeza dos apartamentos e áreas comuns, seguindo criteriosamente, todas as recomendações da Vigilância Sanitária em relação ao Covid-19. Implementou medidas especificamente voltadas aos colaboradores, através de treinamento e utilização de equipamentos de proteção (EPI) e adotou procedimentos que visassem o bem-estar e a segurança à saúde de seus hóspedes. Reforçou os controles de gastos. Buscou também acesso às linhas de crédito para dar fôlego ao capital de giro. Investiu em tecnologia e inovação, através de energia limpa e renovável, a partir do sol, o que aliás, proporcionará uma redução de, no mínimo 50% em quatro anos, de seus custos em energia, contribuindo desde já, na redução das tarifas repassadas aos seus clientes. Não interrompeu em nenhum momento as ações de marketing, ao contrário, intensificou. Ou seja, a ameaça real da crise que sofreram, não os intimidou, pois souberam se preparar para agarrar a oportunidade quando foi necessário à sua sobrevivência.
Enfim, oportunidades e ameaças sempre existiram e existirão. Nos exemplos aqui citados, a Microsoft já tinha a solução e aproveitou o momento certo e a hora certa. A Lupo tinha material e know-how e bastou virar a chave. A Quero Delivery já vinha surfando a onda certa e caprichou ainda mais. Já para o Crillon Palace Hotel, precisou colocar em práticas as ações planejadas. Repare que aparentemente as oportunidades parecem ser mais “fáceis” para uns do que para outros, mas, o fato é que o sucesso de todas depende de uma palavra – “Gestão”. Se essas empresas não estivessem atentas e não agissem a tempo, não teriam sucesso.
Então pense nisso: O que é mais frustrante: ver a oportunidade passar ao seu lado e você não a agarrar ou nem se esforçar em pegá-la com medo dela poder ser na verdade uma ameaça ao seu negócio?
Se o seu planejamento ainda está na gaveta, então tire e coloque em prática já! Há oportunidades, não as deixe escapar de suas mãos!