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Simples Assim

Sidney Cohen
Palestrante
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial
CEO do PME NEWS

Engana-se quem pensa que é preciso ter ideias complicadas para se ganhar dinheiro. Na realidade, muitas vezes, as melhores oportunidades estão em soluções simples e práticas. Além disso, grandes negócios surgem de ideias acessíveis e, portanto, acredite, nem sempre é preciso o uso da tecnologia moderna para isso.

Veja que sacada genial do Paul Brown. Ele ficou rico com a simples ideia de virar o Ketchup de cabeça para baixo. Isso mesmo! Ele pensou em um jeito de não desperdiçar o produto no fim da embalagem. Então ele criou uma válvula de silicone que libera o molho quando pressionado. Além de encontrar a solução, evitou o vazamento deixando a tampa limpa. Sua ideia chamou a atenção de grandes marcas e até da NASA, que, usando esse recurso em projetos para dispensar líquidos no espaço.

E como pensar no simples e não lembrar das Sandálias Havaianas? As que não soltam as tiras e não tem cheiro…

As Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas nas sandálias japonesas, com solado de borracha que imitava grãos de arroz. No começo, eram calçados simples e baratos; contudo, nos anos 1990, a marca se modernizou, investindo em cores, estampas e campanhas publicitárias. E se transformou em um símbolo de estilo, desejada por pessoas de todas as idades. Hoje, são mais de 250 milhões de pares vendidos por ano em mais de 100 países.

Outro ótimo exemplo é o do Velcro®.

O engenheiro suíço George de Mestral ficou milionário com a invenção do Velcro®. Em 1941, após uma caminhada, ele percebeu como sementes de bardana grudavam em sua roupa e no pelo de seu cachorro. Inspirado pelos ganchos microscópicos dessas sementes, criou um sistema de fixação com ganchos e argolas. Como consequência, a invenção rapidamente se tornou um sucesso global, sendo adotada por diversas indústrias. Além disso, assim como o ketchup, o Velcro® também chamou a atenção da NASA, que, por sua vez, passou a utilizá-lo de várias formas: nas tiras dentro dos capacetes para coçar o nariz, na fixação de câmeras, pulseiras de relógio e até na ancoragem dos pés dos astronautas às botas.

E por falar em grudar… Sabe como surgiu o Post-it?

A ideia do Post-it surgiu em 1968, quando Art Fry, engenheiro da 3M, precisava de um marcador que ficasse nas páginas sem danificá-las. Inicialmente, ele se inspirou em uma cola de baixa aderência criada por Spencer Silver, colega da 3M. Fry combinou essa cola com pequenos papéis, criando o primeiro Post-it. Em seguida, lançado em 1980, o produto fez enorme sucesso, transformando a forma de organizar ideias e anotações. Atualmente, as empresas utilizam muito o Post-it na área da inovação, através dos métodos ágeis. O Post-it ajuda a organizar e visualizar o trabalho de forma simples e prática.

Aqui no Brasil, assim como o caso das Havaianas, temos outros exemplos de ideias simples de sucesso.

Veja o caso da Leiturinha – Clubes de assinatura de livros infantis

Fundada em 2013, a Leiturinha é uma empresa que criou um modelo inovador de assinatura de livros para crianças. Com a ideia simples de facilitar o acesso à leitura do público infantil, passaram a entregar os livros escolhidos de forma personalizada, conforme a idade e interesses da criança, diretamente na casa dos pais. Com isso, conseguiram transformar a leitura em um hábito diário além disso, fortaleceram a fidelidade com as crianças e seus pais. Logo depois, a Leiturinha também expandiu seus negócios ao firmar parcerias com escolas. Essa iniciativa contribuiu para que ela expandisse o negócio rapidamente no mercado nacional, tornando-se referência no assunto.

Outro exemplo brasileiro interessante é a Cerveja artesanal Colorado, de Ribeirão Preto, que teve a ideia simples em associar o produto à cultura da região, incluindo ingredientes como: rapadura, cascavel (fruta típica do interior de São Paulo) e o mel de laranjeira. Essa receita conquistou consumidores e levou a marca ao sucesso, resultando na sua aquisição pela Ambev.

Assim como a Cerveja Colorado representa Ribeirão Preto, da mesma forma, o Biscoito de Polvilho Globo simboliza o Rio de Janeiro. Curiosamente, a empresa nasceu em São Paulo em 1953 e, apenas dois anos depois, mudou-se para o Rio. Com o tempo, os donos tiveram uma ideia simples que mudou o rumo da empresa. Eles identificaram a praia como um ótimo local para vender os biscoitos, pois havia pouca concorrência, e começaram a distribuí-los diretamente para os ambulantes. E a marca não para de crescer, atualmente, diversas cidades brasileiras comercializam o produto.

Então, você está com uma ideia para colocar em prática e transformar em um grande negócio? Não complique, pense nesses exemplos. É simples assim!

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