ARTIGOS

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

Dados sobre o meu negócio, onde estou nisso?

Robson Marinho
Cibersegurança, Gestão de Projetos e Arquitetura

Compartilhe:

Seu negócio ainda que em uma escala do menor ou simples, até ao mais complexo, retém dados de clientes? Então você precisa tomar medidas a fim de zelar por estes dados passando a ser COMPLIANCE (conjunto de disciplinas a fim de cumprir com conformidades previamente estipuladas) para com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e saber fazer com que esses dados trabalhem de maneira favorável ao seu negócio.

Você já deve ter recebido um e/ou vários e-mails onde no final estaria escrito: “Se não desejar receber mais o conteúdo clique aqui para remover seu endereço” e outras frases semelhantes. Neste caso, quem retém dados, ou seja, o seu endereço de e-mail está possibilitando-lhe a decisão de cancelar ou não a inscrição. Na prática, a LGPD parte desta prerrogativa, o da transparência.

Além disto você precisa entender também a importância de exercer a Análise de Dados de Negócios. Provavelmente você já ouviu falar de Internet das Coisas (IoT), no qual por sua vez, gera grandes volumes de dados de milhões de dispositivos. Hoje em dia as empresas geram, coletam e movimentam volumes altíssimos de dados e que tiveram como origem, várias operações como compra de bens em serviços, contratos e tantas outras formas. Para se ter ideia, segundo uma pesquisa do Instituto Gartner divulgada em 2020, foram gerados somente naquele ano, cerca de 40 trilhões de gigabytes, ou algo como 2,2 milhões de terabytes de novos dados diariamente. E provavelmente você usou ou usará planilhas em Excel que serão alimentadas com vários dados, dados que passarão a ganhar volume, volume este que tornará o manejo destes dados algo mais complexo, direcionando para necessidades mais elaboradas para a organização destes dados, a fim de possibilitar as melhores tomadas de decisões. E não seria exagero afirmar que todo o seu negócio passa a estar dentro de um ou vários bancos de dados. Com esses dados, você gerencia o seu negócio em vários aspectos principais desde um controle de estoque, contas a pagar/receber ou faturamento ou financeiro, campanhas e estatísticas, tendência de mercado ao passo de obter os melhores insights para o seu negócio, ou seja, a importância desses insights extraídos de números e informações por meio da análise de dados para a tomada de decisões. Esse tipo de prática é fundamental para que as empresas optem por caminhos que otimizem seu desempenho de um modo geral. Desta forma, você se encontra neste ponto, ou seja, a necessidade de ter de fazer diagnósticos através da Análise de dados de negócios. Tal análise é sobre como usar bem os dados e de se tornar uma organização orientada a dados. E se bem empregados, vão retratar tudo o que é necessário saber para melhorar e progredir. E isto envolve coisas como a análise descritiva de dados, mineração de dados ou sistemas de inteligência de negócios. Assim, trata-se de sistemas ligados a diagnóstico, onde você faz a análise de causa raiz, mudança comportamental, sistemas preditivos avançados ou de suporte a modelagem e tomada de decisão e não por menos, a análise prescritiva mais avançada ao suporte a decisões. Tudo isto até a inteligência artificial.

Um negócio bem-sucedido precisa saber empregar de maneira correta o uso e o tratamento de dados. Então como usar corretamente os dados? A resposta desta pergunta poderia ser respondida até mesmo com uma outra pergunta: Como você saberia de maneira metrificada e qualitativa, que o planejamento estratégico e/ou cumprimento de metas estão por via de fatos, sendo alcançadas? Como ter estes indicadores? Como determinar se seu negócio está competitivo dentro do mercado? É sobre isto e um pouco mais. Para se tomar decisões assertivas e com agilidade é necessário ter um suporte para tanto com base no que diz os dados, que vão responder tudo isto através de estatísticas e dashboard, além de indicadores que norteiam a produtividade do seu negócio em si e lhe apresenta onde e o que é possível, e até mesmo, necessário a ser melhorado. Com isto podemos resumidamente afirmar que os dados ajudam a você a tomar decisões melhores ou mais acertadas, conferir o nível de desempenho, revelar processos ruins e ajustá-los e permitir reformulações, além de entender como ou qual é o grau comportamental de seus clientes a fim de identificar as tendências e suas expectativas e não menos importante, contribuir de maneira significativa para o crescimento gradativo através de melhores provisionamentos fundado sobre o que dizem esses mesmos dados, para que seu negócio possa alçar os rumos e as necessidades de adaptações frente a frequentes mudanças de mercado a cada novo cenário.

Seus dados, seus valores! Dados é a sustentação primordial de seu negócio nos dias de hoje.

E acreditem, tudo isto foi muito alavancado e impulsionado devido a pandemia de COVID-19, ou seja, hoje estamos nos tornando mais eficientes mesmo em que dado o momento requeira resiliência, porém, fazendo uso da tecnologia de maneira disruptiva. 

E para finalizar deixo uma frase de Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil:

“Vivemos um momento único em que ciência, tecnologia e dados contribuem para que o processo de inovação na busca por melhores soluções para nossos pacientes, seja mais ágil e eficiente.”

 

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR

    Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade e política de cookies