ARTIGOS

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

Interior: é pra lá que eu vou…

Sidney Cohen
Palestrante.
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial
CEO do PME NEWS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você é daqueles que se mudou para o interior e consegue ter uma qualidade de vida melhor e trabalha de forma remota e é mais produtivo?

Parabéns! Além de atender as suas expectativas, você está contribuindo para a economia das pequenas cidades como a que você vive.

As empresas de diferentes portes e segmentos vêm apostando nas pequenas cidades para expandir os seus negócios. É o que aponta a pesquisa realizada pela IPC Marketing de 2015 a 2020. O consumo nos 5.520 municípios subiu 23%, superando e bem, o das 50 maiores cidades brasileiras, que foi de 15%. Segundo o estudo, o número de indústrias aumentou em 36% nos pequenos municípios e com mais empresas, houve maior geração de emprego, aumentando a renda e consumo da população nestas regiões.

As grandes empresas estão atentas a este cenário, como é o caso da C&A, que planeja inaugurar este ano 25 lojas em cidades menores e pontos de vendas nas ruas. Seguindo a estratégia da empresa, o interior tem potencial para ser explorado e com as novas lojas, o estoque estará mais perto do cliente para atender a alta demanda de pedidos online nestas regiões.

Nos últimos anos as franquias também estão migrando forte para o interior do país. De acordo com o estudo realizado pela ABF em 2018, onze municípios já apresentavam melhores posições em número de marcas. Destes, sete eram cidades do interior. Hoje com o distanciamento social, devido à pandemia, o movimento para a expansão das franquias para o interior é ainda maior, para compensar as perdas que o setor vem enfrentando, envolvendo negociações com os shoppings centers dos grandes centros, dentre outros.

Entender melhor os hábitos dos clientes em regiões com grande potencial de consumo é estratégico para as marcas que estão expandindo os seus negócios para o interior.

Arcelor Mittal, Bolo Vó Alzira,  Domino´s Pizza, são algumas destas franquias que seguem nesta linha de ação.

O Mercadão dos Óculos é um bom exemplo de modelo de franquias do interior, que expande seus negócios para outras cidades do interior. Com sede em São José do Rio Preto, em São Paulo, possui cerca de 70% das suas lojas estabelecidas em cidades fora de capitais e regiões metropolitanas. Desse total, quase 30% estão em cidades com menos de 30 mil habitantes. Possui 95% das franquias em lojas de rua, não enfrentando assim, as restrições do comércio em shopping centers. A empresa segue em plena expansão, de janeiro a março deste ano, já inaugurou 31 lojas.

Outro exemplo de empresa do interior, com expansão em demais cidades do interior é a Lojas CEM, com sede no município de Salto, em São Paulo. Ainda andando no caminho inverso do varejo, que está cada vez mais forte no e-commerce, a lojas CEM adota o conceito “modelo raiz”, que investe em loja de tijolo. Mesmo sem o foco, mas de posse da estrutura para usar o comércio eletrônico, a empresa não fechou nenhuma loja neste período e tem como meta inaugurar neste ano mais 15 lojas.

Enfim, o interior que já vinha sendo alvo de empresas para expandir os seus negócios, seja por incentivo fiscal do município, ou mesmo, por atender um perfil de consumidores que se identificassem com a suas marcas, hoje são novos fatores que contribuem para essa decisão e a própria pandemia estimulou para esse novo estilo de vida e de consumo de seus antigos e novos moradores, como também, das empresas que passaram a adotar um novo modelo de negócio decorrente do novo cenário. Repare que tem muito “novo” aqui.. E de fato, como você já está acostumado a ouvir… É um Novo Normal, que surge, podendo ser em um Novo local e para um Novo público.

E então? O interior pode ser uma boa opção para você e/ou sua empresa, hein!? Pense nisso!

Receba o PME NEWS

Ao enviar o seu email, você declara estar de acordo com a Política de privacidade e de Cookies publicada no site

PATROCINADOR

Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade