Os efeitos que vem de fora da empresa impactam diretamente no seu planejamento, que realizam estudos de cenários externos para enfrentá-los. Além da análise externa, a interna também tem seu peso, pois mede suas forças e fraquezas.
Ao prestar consultoria aos meus clientes, considero a fase de levantamento como a mais importante. É nela que identifico os pontos fortes e fracos da empresa. O interessante é que nesta fase, ao levantar essas informações com os executivos, a relação chega a ser três vezes maior para os pontos fortes. Não é fácil, pelo menos no primeiro momento, tirar deles os pontos fracos. É como se isso ferisse seus egos. Além do fato, de me considerarem inicialmente como auditor e não consultor. Dificultando ainda mais a filtragem das informações. Mas, com o passar do tempo, a situação se inverte e os pontos fracos chegam a ultrapassar os pontos fortes.
O levantamento é fundamental para promover mudanças significativas, através do Plano de Ação de Melhorias. Assim, será possível analisar e agir em cima dos pontos fortes e fracos das empresas, estimulados pelas oportunidades e ameaças identificadas no cenário externo.
Pense Nisso: “Só podemos medir a nossa força, quando nos deparamos com um obstáculo” (Antoine de Saint-Exupéry)