Em sua opinião, a parceria é boa para os negócios?
Bem, na sociedade de um negócio, principalmente envolvendo pequenas empresas, é comum encontrarmos perfis dos executivos com especializações e habilidades que se complementam, para que possam desempenhar o seu melhor, com o foco no crescimento da empresa.
Independente do porte das empresas, visando tanto a sobrevivência, quanto expandirem os negócios para crescerem, elas buscam essas “sociedades”, nas parcerias com demais empresas especializadas em nichos diferentes. E são muitos os casos de sucesso.
Cito aqui um ótimo exemplo envolvendo empresas que visam atender as causas voltadas ao ESG (práticas em governança ambiental, social e corporativa), mas por não serem especialistas, buscam na parceria, uma solução literalmente sustentável, visando claro, ótimos negócios. É o caso recente da parceria envolvendo a Nespresso com a francesa de moda upcycling Zèta, que lançaram em edição limitada, o tênis Re:Ground, feito com borra de café e material reciclado, para atender com exclusividade o mercado brasileiro. Após um ano de pesquisa, a Zèta confeccionou o tênis com 80% de itens reciclados e sustentáveis e não para por aí, a embalagem é de saco de juta e o flyer com todas as informações do produto é de papel reciclado e resíduos orgânicos de café.
A Nespresso já adota ações sustentáveis em sua política de gestão e conta com um programa de logística reversa, garantindo o acesso dos consumidores a pontos de coleta de cápsulas. Depois de coletadas, as cápsulas seguem para um centro de reciclagem em Osasco-SP, onde o alumínio é descaracterizado e transformado em lingote, utilizado na fabricação de outras peças, como jaquetas, relógios, dentre outros. E a borra do café é enviada ao programa Nespresso Hortas, sendo usada para a compostagem, transformando-se em adubo para o cultivo de hortas orgânicas.
Fechar parceria com startups é uma estratégia que vem sendo adotada por empresas de diversos segmentos. Um bom exemplo envolve a parceria entre a gigante do varejo de produtos de cama, mesa e banho, Vestcasa e a startup de economia circular, Já Vendeu, especializada em compra e venda de itens usados. Em julho de 2023, elas inauguraram uma loja física, dentro da mega loja da Vestcasa, localizada na Marginal Tietê em São Paulo, de amplo portfólio, com mais de 300 itens, com produtos que vão de celulares à móveis e com descontos de até 50% comparado a um novo. Está nos planos da Vestcasa abrir mais 100 lojas em 2024.
A parceria também é uma estratégia forte nas indústrias de chocolates, principalmente na Páscoa. Esse ano a Kopenhagen fechou com a marca de moda feminina Arezzo para lançar um produto exclusivo para a ocasião. Outras empresas do ramo como a Cacau Show e Brasil Cacau, fecharam respectivamente a parceria com o Cartoon Network e a Turma da Mônica, para atrair o público infantil.
No cenário das pequenas empresas é comum delas fecharem parcerias entre si, para impulsionarem as vendas. Exemplos como uma loja de roupa feminina e a outra de acessórios, podem fazer promoções e indicar os clientes de uma, para recebem descontos da outra e vice-versa. Ou um pequeno mercado fechando parceria com uma padaria artesanal para vender os seus produtos. Outro bom exemplo é de uma escola de idiomas com uma empresa de intercâmbio cultural. Elas podem se unir para oferecerem pacotes educacionais que incluem cursos de idiomas e programas de intercâmbio.
Aqui na Bit Partner a parceria está no nome e faz parte da identidade da empresa.
Então, se a sua empresa está em dúvidas quanto a importância da parceria para o negócio, lembre-se dos exemplos citados aqui e siga em frente, porém, atente-se a um detalhe: A parceria boa, tem quer ser boa para os dois lados.