Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Joseph Spiegel, diretor da INTERFACENET.
PME NEWS – Qual a estratégia da INTERFACENET em adquirir a METRO, empresa de desenvolvimento de sistema de PCP (planejamento de produção) e WMS (inteligência na distribuição)?
Joseph Spiegel – A INTERFACENET sempre teve interesse em expandir seu mercado, visando facilitar o negócio dos seus clientes e futuros clientes. A partir dessa ideia, pensamos na melhor forma de atender aqueles que trabalham desde o produto inicial, ou seja, desde a sua fabricação até o ponto de venda. A compra da METRO irá nos render muitos frutos, como já diz o ditado. Agora podemos atender os clientes que trabalham com chão de fábrica (da matéria prima até o produto acabado) e com certeza, entrar nesse mercado a todo o vapor.
PME NEWS – Como a tecnologia pode contribuir para alavancar as vendas do comércio varejista?
Joseph Spiegel – Com a tecnologia, podemos aplicar o marketing de diversas formas. Assim como o comércio eletrônico, as mídias sociais são excelentes veículos de divulgação. Além de divulgar as soluções da empresa, consegue traçar um melhor perfil dos clientes, interagindo de uma forma direta com eles.
O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma solução interna muito aplicada, sendo possível monitorar perfis únicos de pessoas e empresas, detectando automaticamente seus principais influenciadores. O Sistema de CRM permite controlar todas as informações captadas dos clientes ou prospecções e utilizá-las posteriormente para um atendimento personalizado e com ações diretas de marketing.
Outra solução para se alavancar as vendas é o BI (Inteligência do Negócio), onde são gerados relatórios analíticos, vindos de uma gama ampla de dados cruzados, que definirão os próximos passos estratégicos a serem adotados pela empresa.
PME NEWS – Quais as tendências tecnológicas para o varejo?
Joseph Spiegel – Algumas medidas exigidas pelo governo de apoio da tecnologia para as empresas vêm sendo aplicadas, tais como: ponto eletrônico para pequenas empresas, nota fiscal eletrônica, o próprio uso do código de barras para o comércio. Porém, penso que a tecnologia deverá atender em 100% o CLIENTE. O software de gestão da empresa, conhecido como ERP (inclui o CRM e o BI), deve estar integrado ao comércio eletrônico e as mídias digitais, com destaque aos aplicativos para dispositivos móveis, que permitem alcançar o consumidor certo, na hora certa. E a INTERFACENET atende essa demanda.
PME NEWS – As compras pela internet são campeãs em reclamações de consumidores. Isso se deve a problemas associados à tecnologia aplicada por essas empresas?
Joseph Spiegel – A maioria das reclamações está associada ao descumprimento do prazo da entrega da mercadoria. Sinalizando assim, um problema de processo relacionado à logística e não a tecnologia em si. O comércio eletrônico contribui significativamente para as vendas, principalmente no varejo. Podemos citar como exemplo, as vendas de fim de ano, impulsionados pelo Black Friday e pelo Natal, os indicadores de vendas feitas pela internet nesse período vêm ratificar a importância do comércio eletrônico.