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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Crise

O desemprego, a volatilidade na bolsa e nas taxas de câmbio são alguns sinais da  instabilidade provocada pelas crises política e econômica que tornam complexo o entendimento sobre os indicadores recordes recentes. Qualquer estudo quanto ao futuro é visto com ceticismo. O momento não é de projeções, mas de análise.

Em entrevista ao PME NEWS, a consultora Sandra Regina da Luz Inácio, especialista em empresa familiar, analisa a situação atual, apontando as causas e efeitos da crise. E orienta o pequeno empresário a se preparar para enfrentá-la com dicas importantes, para garantir a empregabilidade de seus colaboradores e principalmente a continuidade de seu negócio. Confira!

Bastidores

  • A partir do dia 1º de janeiro de 2016, as empresas serão obrigadas a enviar o livro Registro de Controle da Produção e do Estoque por meio do Bloco K, do SPED Fiscal, conforme o Ajuste Sinief 17/14. Essa ação terá impacto direto para os estabelecimentos industriais e atacadistas.
  • Os aplicativos Vá de Taxi, da Porto Seguro, e Taxi Já do UOL anunciaram fusão, prevalecendo a marca Vá de Taxi. E passam a contar com uma rede de 27 mil taxistas e 535 mil usuários. 

Novos Desafios

  • Wagner Fortes é o novo Coordenador de Projetos da Concremat Ambiental.
  • Samir Jorge assume a Coordenação de RH do Grupo Galvão

Dados Impressionantes

  • O comércio acumulou queda de 2,2% no primeiro semestre do ano, a maior baixa para o período desde 2003, quando a baixa foi de 5,7%.
  • A indústria também teve péssimo desempenho. No segundo trimestre do ano encolheu 4,3% contra o período anterior.
  • A venda de medicamentos no país beneficiou-se com a crise e teve um aumento de 11,2% no primeiro semestre. Impulsionado pelos genéricos que movimentaram R$ 9,1 bilhões.
  • Outro setor que registrou os mesmos 11,2% de crescimento no primeiro semestre desse ano foi o de franquias, com o movimento de R$ 63,885 bilhões.

Agenda

  • 5 de Outubro – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
  • 14 de Outubro – Rio de Janeiro – RJ
    Workshop: Produtividade Gerando Resultados
    http://www.pnl.med.br/?pagina=curso&codCurso=427&filtro=curso

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Sandra Regina da Luz Inácio.

PME NEWS – Qual a atual situação econômica do Brasil e as alternativas para a retomada do crescimento?

Sandra Regina da Luz Inácio – Preocupante demais para a população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento, sejam empregados ou empresários.

Os números não deixam dúvidas sobre a gravidade da situação econômica brasileira, que é a de estagnação. E os motivos que levaram à atual situação econômica do Brasil são muitos, o mais relevante deles é a total falta de investimentos em infraestrutura, que tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo.

PME NEWS – O que as empresas fazem de errado diante de uma crise como esta?

Sandra Regina da Luz Inácio – Geralmente elas cortam custos com publicidade e propaganda e isso dificulta mais ainda a venda e faturamento da empresa. O que se indica hoje é investir em publicidade no segmento móvel (celulares, tablets, etc.), em marketing viral e também em social-commerce (redes sociais), que é uma tecnologia com custo bastante acessível em relação a outras mídias e os resultados são muito bons.

PME NEWS – Como o empreendedor deve se preparar para a inadimplência?

Sandra Regina da Luz Inácio – Com toda esta instabilidade econômica, a inadimplência cresce e isso faz com que imediatamente os bancos aumentem a rigidez nas concessões de crédito. Consequentemente, é mais difícil obterem-se financiamentos. Então, este é um momento para se retardar alguns investimentos, adiar decisões estratégicas que envolvam expansão de negócios onerosos e esperar para que se tenha uma visão melhor do que está para vir futuramente. O Brasil não vai parar, mas certamente haverá uma grande redução do nível das atividades econômicas nos próximos meses.

PME NEWS – Como se preparar para a crise atual?

Sandra Regina da Luz Inácio

A primeira coisa a fazer é não entrar em desespero, e seguir alguns conselhos:

  • Reduza imediatamente seu grau de endividamento e conter despesas desnecessárias;
  • Prepare-se para uma redução de vendas e pedidos;
  • Revise seu mix de produtos e serviços e elimine aqueles que não estão girando em seu estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente;
  • Otimize processos produtivos (rotinas administrativas e operacionais da empresa);
  • Revise a retirada do pró-labore;
  • Avalie a possibilidade de downsizing.
  • Participe de eventos setoriais e faça parcerias estratégicas;
  • Reavalie a política de preços, se for necessário, diminua as margens de lucro;
  • Busque novos canais de vendas e distribuição para os seus produtos (uma ótima alternativa são as vendas virtuais);
  • Seja o mais criativo possível, peça opiniões dos colaboradores e de outros empresários etc.;

PME NEWS – Quais os negócios que costumam crescer em tempos de crise?

Sandra Regina da Luz Inácio

  • Consertos e reparos de um modo geral, pois, ao invés do consumidor comprar, ele prefere reformar o que já tem, esperando assim a crise melhorar para então poder comprar algo novo que ele idealizou.
  • Venda de carros usados, já que os novos estão muito caros e as prestações são muitas para a maioria da população. O consumidor previne-se fazendo o menor número de parcelas possíveis, pois não sabe se conseguirá pagar até o final;
  • Por incrível que nos pareça, aumenta a vendas de bicicletas, pois, com a alta dos combustíveis, o consumidor acaba trocando o uso de automóvel em trajetos curtos por bicicletas;
  • Food Trucks, que oferece comida a preços baixos;
  • Reformas de imóveis, que é o mesmo caso dos veículos (OBS: os imóveis estão superfaturados e com a nova legislação que obriga a dar 50% do valor do imóvel como entrada para imóveis usados está dificultando ainda mais a venda de imóveis).

PME NEWS – Muitos pequenos empresários identificam grande parte das aquisições como custo e não investimento. Como prová-los do investimento, mesmo em período de crise?

Sandra Regina da Luz Inácio – A primeira medida é nunca ter todos os ovos na mesma cesta. Qualquer que seja a empresa e o segmento, é preciso uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos e de exploração de novos mercados. Um exemplo é a indústria leiteira, que passa por uma grande crise faz vários anos, estão deixando de vender o leite como commodity e investindo em transformá-lo em produtos derivados, com maior valor agregado.

Deve-se investir em tecnologia e treinamento. Empresas que vendem bens de capital (máquinas, equipamentos) devem controlar custos e pesquisar mercados no exteriorpois são alternativas a serem pensadas. Talvez, assim, consiga investir nas compras de produtos de melhor qualidade no exterior.

Empresas importadoras ou que utilizam matéria-prima importada devem verificar se há possibilidade de substituir por produtos nacionais. É fundamental controlar despesas e receitas, ter atenção aos custos fixos e pensar em investir em alternativas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Pense Nisso

“É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo”.

Albert Einstein

 

 

 

 

 

 

 

 

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