Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen, diretor da Bit Partner.
PME NEWS – Qual o perfil do profissional mais importante para uma pequena empresa, o especialista ou o generalista?
Sidney Cohen – Independente do porte da empresa, é importante para o profissional com perfil especialista ampliar seus conhecimentos em outras áreas ligadas às de sua especialização. Já para os generalistas, é importante adquirir conhecimentos mais profundos sobre uma determinada área. Com a competitividade acirrada é preciso inovar e inovação gera mudanças e adaptações. Para isso, ampliar o conhecimento é fundamental. As pequenas empresas que possuem limitações financeiras acabam optando por profissionais que apresentam características generalistas, por atuarem em várias frentes, evitando contratar profissionais para atender especificamente uma área.
PME NEWS – Para uma pequena empresa se tornar mais competitiva é importante que ela seja especialista ou generalista?
Sidney Cohen – Independente do fato de ser especialista ou generalista e o porte da empresa, o mais importante é agregar valor para ser competitivo. No passado, o termo “commodities” estava muito associado a produtos sem diferencial e o cliente optava pelo menor preço. Hoje os serviços também são vistos como “commodities”, pois a exigência do mercado obriga as empresas a capacitar sempre seus profissionais. Enfim, são nos detalhes que as empresas especialistas ou generalistas buscarão em cima da sua especialização ou de sua complexidade o diferencial para atender o mercado.
PME NEWS – Para se ter um currículo valorizado é recomendado fazer um MBA. Podemos concluir que o especialista é mais valorizado do que o generalista?
Sidney Cohen – Há um favorecimento quanto às recompensas e promoções das empresas pelos especialistas em relação a generalistas. Porém, estudos apontam que em ambientes corporativos, o especialista alcança no máximo o cargo de vice-presidente, já os generalistas chegam à presidência. No mercado de trabalho está cada vez mais evidente a importância do especialista também enxergar o processo como um todo. O meio acadêmico também está atento e já aplica em seus programas de MBA disciplinas de conhecimentos diversificados, proporcionando ao aluno ter uma visão mais ampla.
PME NEWS – Há uma preocupação quanto a dependência de produtos e principlamente de serviços fornecidos pelas empresas especializadas. Como o mercado deve agir para não ficar refém dessas empresas?
Sidney Cohen – Essa questão é bastante comum, quando o assunto é especialização. Ao adquirir uma solução ou um projeto, o mais importante é administrar bem o contrato; caso contrário você administrará somente problemas. Neste caso, o ideal é dividir a aquisição da solução em mais de um fornecedor. Assim minimizará os desgastes e ampliará a busca por uma solução, seja ela técnica ou comercial.