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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

O papel da Pesquisa de Mercado nas decisões das PMEs

Diferente do que se imagina, a Pesquisa de Mercado não é aplicada somente pelas empresas corporativas para direcionar sua estratégia. As médias e pequenas empresas também a usam para esse e demais fins.

O Marketing há muito tempo deixa de priorizar as ações nos produtos e serviços. Hoje o foco é 100% no Cliente. Em parceria com a tecnologia, a Pesquisa de Mercado proporciona um melhor entendimento do comportamento e hábito do Cliente, com uma ação mais assertiva para atendê-lo e fidelizá-lo.

Um dilema na gestão das empresas em se aplicar uma Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado é esclarecido na entrevista desse mês do PME NEWS com a Executiva em Estratégia e Inteligência de Mercado, Gloria Amorim, com demais orientações sobre o tema e de grande importância para guiar empresários na jornada empreendedora.

Bastidores

  • A Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA) prevê um lucro líquido de US$ 33,4 bilhões em 2018, com uma margem de crescimento de 4,1%. As companhias aéreas da América Latina atravessam grande recuperação e devem lucrar US$ 900 milhões esse ano, acima dos US$ 500 milhões registrados em 2017. Segundo a entidade, apesar da infraestrutura inadequada, regulações e alto custo para operar em cada país serem apontados problemas fortes do setor, a restruturação, preços mais fortes de commodities e a recuperação da economia brasileira vêm ajudando a melhorar o cenário.
  • O Mercado Orgânico deve movimentar R$ 4 bilhões no país esse ano, conforme a pesquisa realizada pela previsão do Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). O estudo revela que o faturamento poderia ser ainda maior se não fosse pelo preço alto cobrado pelos produtos. O baixo investimento dos órgãos públicos (a agricultura convencional é subsidiada pelo governo), o desinteresse das novas gerações na atividade rural e a falta de assistência técnica aos trabalhadores são alguns dos fatores responsáveis pela prática de valores acima aos dos convencionais, segundo o estudo.
 

Novos Desafios

  • Rodrigo Fernandez assume a Vice-Presidência para a América Latina da Astellas Pharma.
  • Glauco Ferreira é o novo diretor de vendas em distribuição da Epson.

Dados Impressionantes

  • Segundo dados do Ministério da Agricultura, a cachaça tem mais de 4 mil marcas no país e 1,5 mil produtores. Em 2017, o mercado da cachaça superou R$ 10 bilhões, com a produção estimada em  800 milhões de litros de acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). A bebida foi exportada para mais de 60 países, movimentando U$S 15,8 milhões, superando 2016 em 4,3%. Estados Unidos, Alemanha, Paraguai, França e Portugal foram os principais destinos.
  • De acordo com os dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), o Brasil é o maior exportador do setor de moda praia e referência mundial em maiôs e biquínis. O país faturou US$ 1,9 bilhão em 2017, com a produção de 60 milhões de peças fabricadas por aproximadamente 700 empresas formais.  O Rio de Janeiro, conhecido como capital mundial do biquíni, exportou US$ 6,3 milhões ano passado, um  aumento de 24% em relação a 2016.
  • A Geração Z, jovens nascidos entre 1995 e 2010, gosta de visitar lojas físicas, mas preferem comprar online. É o que aponta a pesquisa realizada pela Criteo, especializada em marketing para E-commerce, sobre os hábitos de consumo dos jovens dessa geração com milhares de jovens no Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido.  Dentre os costumes apresentados, o estudo revela que a Geração Z gasta mais tempo em seus dispositivos móveis que qualquer outra geração, somando onze horas de acesso online via mobile por semana. O tempo de uso nas redes sociais, a porcentagem entre os participantes é a seguinte: Facebook (55%), Snapchat (52%), Instagram (52%) e Twitter (23%). Quantos aos influenciadores, 50% dos entrevistados informaram que os sites de varejo e aplicativos influenciam no processo de compras mais do que anúncios de TV. As redes sociais ocupam a segunda posição em influência.
  • Segundo estudo realizado pela Travel Leaders Group, o mercado global de turismo de aventura movimenta US$ 683 bilhões pelo mundo. Um aumento de US$ 300 bilhões com relação ao levantamento realizado há cinco anos. O crescimento deve-se pela mudança do perfil dos viajantes atraídos pelo contato com a natureza. O Brasil é o destino preferido pelos turistas de aventura, segundo a pesquisa realizada em 2017 pela Universidade da Pensilvânia dos Estados Unidos, com 16 mil pessoas de 80 países, que apontou o clima favorável e as belas paisagens como fatores que consagraram o país como primeiro lugar no ranking.

Agenda

  • 4 de Outubro – São Paulo – SP
    We Are Omie Business Experience – Epicentro para uma Nova Visão Empreendedora
    Local: Transamerica Expo
  • 15 a 18 de Outubro – São Paulo – SP
    Futurecom 2018
    Local: São Paulo Expo
  • 17 a 18 de Outubro – Rio de Janeiro – RJ
    FIBA – Feira Internacional de Bijuteria e Acessórios​
    Local: Centro de Convenções Sul América

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Gloria Amorim.

PME NEWS – Como a Pesquisa de Mercado pode apoiar as PMES?

Gloria Amorim – A Pesquisa de Mercado é uma importante ferramenta na busca pela informação antes de iniciar um novo negócio ou no planejamento de ações, definição de estratégia, assim como no suporte ao processo de inteligência e apoio à tomada de decisão das Pequenas e Médias Empresas.

PME NEWS – Como saber se a empresa está desenvolvendo serviços e/ou produtos que atraem o consumidor?

Gloria Amorim – Fica cada vez mais evidente a necessidade de utilizar a Pesquisa de Mercado para conhecer melhor o comportamento, hábitos e potencial de compra do consumidor. Os empresários e empreendedores estão percebendo que ser muito bom já não é o suficiente. Que os negócios e assim como as empresas, precisam atingir seus principais objetivos: que é a satisfação e experiência dos clientes, é a melhoria contínua no aumento de produtividade, é racionalização das operações com a redução de custos, desempenho e qualidade do atendimento em relação à concorrência, liderando o mercado e aumentando a rentabilidade, competindo por valor e não somente por preço.

Tudo isso, associado a uma política de desenvolvimento do comércio e da indústria com melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores diretos e indiretos, de forma simples e sustentável.

PME NEWS – Como a conexão com o mundo tecnológico das redes sociais pode nos ajudar a conhecer melhor os nossos clientes?

Gloria Amorim – Com o objetivo de estabelecer estratégias e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio, a Pesquisa de Mercado serve para conhecer hábitos e comportamentos do consumidor, traçar perfil, tendências, dimensionar o mercado, identificar segmentos que apresentam maior rentabilidade, avaliar desempenho de produtos e serviços, seus pontos fracos e fortes, volume de vendas que o mercado é capaz de absorver, que preços determinados produtos poderão ser vendidos, calcular o potencial de demanda para um determinado produto ou serviço, bem como avaliar a qualidade do produto e/ou serviços prestados entre outras questões.

Com a Internet das Coisas, tudo isso potencializa, uma vez que a conexão com a rede é capaz de coletar e transmitir dados em tempo real.

De forma, ÉTICA, a Inteligência Artificial pode ser aplicada nas redes sociais como mecanismo de coleta, análise e processamento das informações, desde que com a aprovação e conhecimento do consumidor.

PME NEWS – Que tipos de Pesquisas são praticadas no mercado?

Gloria Amorim – As informações coletadas numa pesquisa por si só, não leva à decisão nem ao sucesso do negócio.

É necessário entender quais são as dores ou a questão a ser resolvida.

É necessário entender para definir o método e os critérios a serem aplicados na Pesquisa para identificar problemas e oportunidades.

É importante considerar o tamanho da amostra, se a Pesquisa é qualitativa e/ou quantitativa e a abrangência das informações.

Um bom exemplo do que é praticado no mercado para que uma pesquisa seja eficaz pode ser observado, se seguir as etapas: conhecimento do escopo, definição do objetivo, metodologia aplicada, público alvo, tamanho da amostra, abrangência – se é local, regional ou nacional, elaboração de roteiro de perguntas, questionário – com perguntas abertas e/ou fechadas, aplicação junto ao público alvo.

PME NEWS – Qual a diferença entre a Pesquisa Qualitativa e a Quantitativa?

Gloria Amorim – São dois tipos de pesquisas que podem se complementar, em alguns casos.

A diferença está na metodologia, no objetivo da Pesquisa, na amostra e em outros aspectos.

A Pesquisa qualitativa está relacionada com o levantamento de dados sobre um grupo ou população, portanto, não tem o objetivo de obter números como resultados e sim, insights – que podem direcionar o caminho para a tomada de decisão sobre uma dor, questão ou problema.

Enquanto a Pesquisa Quantitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente sobre uma ação estratégica ou um evento, ou um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, indicar nova campanha de marketing ou melhorar as ações numa próxima edição de um determinado evento etc.

Vale lembrar que a Pesquisa Quantitativa é mais aplicada no mercado, aponta numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo ou população.

E neste caso, as ferramentas estatísticas são aplicadas com muito rigor para que haja a confiabilidade necessária.

PME NEWS – Pesquisa de Marketing e Pesquisa de Mercado são sinônimos?

Gloria Amorim – A Pesquisa de Marketing tem como foco os aspectos ligados a marketing: produto, preço, distribuição, comunicação, concorrência e consumidor. Aliás, este último aspecto, pode definir a Pesquisa de Mercado.

Ficou confuso? Vamos lá…

De acordo com Kotler e Keller, “Mercado é um grupo de consumidores dispostos e habilitados a consumir o produto da empresa”.

E segundo Barabba e Zaltaman, “Pesquisa de Mercado é o processo de ouvir a voz do mercado”.

Então, quando uma empresa analisa sua competitividade dentro de um segmento, comparando o preço de seus produtos com o preço dos concorrentes, trata-se de uma Pesquisa de Marketing, ok?

No entanto, se levarmos em consideração que essa análise terá a opinião ou percepção do consumidor, além de ser uma Pesquisa de Marketing é, também, uma Pesquisa de Mercado.

Chegamos à conclusão: o que diferencia é o escopo.

Pois se a Pesquisa de Marketing trata da resolução de problema e da identificação de oportunidades relacionadas a produto, preço, distribuição, comunicação, concorrência e consumidor. A Pesquisa de Mercado trata dos mesmos aspectos, porém, vistos sob a ótica do consumidor.

Desta forma, entendo que a Pesquisa Mercadológica é o elo entre o cliente e a empresa. É uma importante ferramenta que possibilita ouvir a voz do consumidor, permitindo que o empresário tenha a oportunidade de conhecer a percepção que o público tem de seu negócio, antecipando oportunidades e ameaças – em tempos de incertezas econômicas -, referentes ao mercado e a concorrência.

Pense Nisso

“Fica cada vez mais evidente a necessidade de utilizar a Pesquisa de Mercado para conhecer melhor o comportamento, hábitos, desejos e potencial de compra do consumidor.”.

Gloria Amorim

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