Todas Edições

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

PME NEWS – ESPECIAL 100 EDIÇÕES

Nasceu de um sonho, virou um projeto e se transformou em um portal. Hoje é uma Plataforma de Conteúdo para as Pequenas e Médias Empresas e comemora esse mês a sua 100ª. Edição.

Seu nome? PME NEWS. Mas, o que motivou o sonho virar realidade?

Sidney Cohen, Ceo da Bit Partner, percebia nas consultorias e treinamentos que ministrava nas empresas de pequeno e médio porte a necessidade dos executivos em terem acesso mais rápido à informação relacionada aos negócios e às demais áreas (tecnologia, recursos humanos, contabilidade e principalmente gestão). Há pouco mais de 8 anos surgiu a ideia de lançar o projeto PME NEWS – O Informativo das Pequenas e Médias Empresas, com edições mensais, que, em alguns anos depois, transformou-se em portal, ou melhor, em uma plataforma de conteúdo.

Nessa edição especial, Sidney conta a trajetória da realização de um sonho, o PME NEWS. Confira a entrevista na íntegra no final da edição, ou clique aqui.

Bastidores

  • O mercado de arte movimentou US$ 64,1 bilhões no mundo em 2019, segundo o estudo divulgado pela Art Basel, que controla as principais feiras de arte. Apesar do montante, houve um recuo de 5% no faturamento. Para os especialistas, uma das razões está associada à incerteza do Brexit, que contribuiu para a redução da participação em eventos do setor do Reino Unido, que é o segundo maior mercado de vendas de arte nacional, nas vendas internacionais. A pesquisa revela que mais de um terço do dinheiro das vendas não têm origem durante as feiras, mas antes de sua abertura (15%) e depois do seu término (21%). E aponta também que a geração Y, conhecida também como millennials (idades entre 20 e 35 anos) dominam o perfil de clientes no setor, à frente da geração Baby Boomers (acima de 55 anos).
  • O estudo realizado com mais de 2.400 pessoas, entre os dias 23 e 24 de março pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a Indico, plataforma de dados, sinaliza algumas mudanças de hábitos do brasileiro devido o Covid-19. Quanto ao acesso à informação, 61,5% estão lendo mais notícias e 48,2% olham as redes sociais com mais frequência. Quanto ao consumo, 80,20% só saem em caso de necessidade para comprar, enquanto 10,81% estão pedindo exclusivamente pela internet; uma minoria de 1,61% sai para comprar normalmente. Com relação a contenção de gastos, 23,58% dão preferência a alimentos e higiene; 12,81% optam por mantimentos para casa; 21,25% continuam comprando as mesmas coisas e no mesmo volume; 8,23% têm comprado maiores quantidades que o normal.
  • A pesquisa sinaliza também que a internet pode apresentar instabilidade por causa da alta demanda gerada pelo Home Office. 59,9% dos brasileiros estão trabalhando de forma remota e desses, 41,6% usam novas ferramentas de produtividade para chamadas de videoconferência e outras ferramentas de geração de conteúdo online.  Quanto a produtividade, 25,2% das pessoas afirmaram que estão trabalhando mais de casa do que trabalhavam antes.

Novos Desafios

  • Sandra Portugal é a nova Business Partner da Renata Nigri Educação Transformadora.
  • Luciano Stutz assume a presidência da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (ABRINTEL).
  • José Muritiba é o novo Diretor Executivo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Dados Impressionantes

  • Mercado Pet movimentou R$ 35,4 Bilhões em 2019. Segundo estudo realizado pelo Instituto Pet Brasil. Outro levantamento realizado pelo IBGE revela que quase a metade da população brasileira tem um animal de estimação. São 139 milhões de cães, gatos, aves, peixes, répteis e outros bichos. O Brasil supera a média mundial. 58% dos brasileiros possuem um cachorro, a média global é de 33%. E 28% possuem gatos, a média global é de 23%. Com relação ao mercado de ração animal, os EUA lideram, com 40% do total de vendas, seguido do Brasil com 5,2% e do Reino Unido com 4.9%. Um estudo realizado pela Euromonitor aponta que menos da metade dos cães e gatos comem ração industrializada e somente 8% das vendas de produtos e serviços para animais domésticos são feitas pelos grandes varejistas e sinaliza que o mercado pet tem potencial para crescer ainda mais.
  • O mercado mundial de games bateu recorde de vendas em 2019, com o faturamento de US$120,1 bilhões, segundo o relatório da SuperData, especializada em análise de mercado do setor. O estudo destaca ainda que as plataformas mobile lideraram a arrecadação, com o faturamento de US$ 64,4 bilhões, seguidos dos Desktops, com US$ 29,6 bilhões e das consoles com US$ 15,4 bilhões.Quanto ao conteúdo, a plataformas de vídeo, como Twitch, Mixer, Facebook e Youtube arrecadaram US$ 6,5 bilhões, já a realidade virtual e aumentada, US$ 6,3 bilhões.Os jogos que mais venderam foram respectivamente o Fortnite que movimentou US$ 1,8 bilhões e o FIFA 19, US$ 786 milhões. Esse ano, porém, devido a Covid-19, o impacto no setor ainda é imprevisível, por um lado promovido pelos cancelamentos de eventos, a exemplo da maior feira de games do mundo E3, mas, por outro lado, a demanda aumentou. O uso de videogame nas horas de pico cresceu 75% nos Estados Unidos, segundo dados da operadora Verizon. O Steam (plataforma para games) chegou a bater recorde no dia 15 de março e ultrapassou a marca de 20,4 milhões de jogadores simultâneos.

Agenda

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista de Sidney Cohen.

PME NEWS – Quando surgiu a ideia de você lançar o PME NEWS?

Sidney Cohen – Há mais de dez anos ministro treinamento corporativo para tomadores de decisões, boa parte é formada por pequenos empresários. E muitos tinham curiosidade por temas relacionados ao cenário empresarial, mas não tinham acesso à informação. Percebi que eu poderia contribuir de alguma forma. Resolvi lançar um informativo e após longa pesquisa com pequenos empresários das principais regiões do país, defini o layout, o formato e o tipo de conteúdo. A leitura deveria ser algo que não tomasse muito o tempo deles, porém que desse um recado objetivo, com conteúdo de qualidade, apontando as tendências do mundo dos negócios. Em 2012, lancei o Informativo PME NEWS.

PME NEWS – Qual a importância das redes sociais para portais como o PME NEWS?

Sidney Cohen – São importantíssimas. Mas é preciso estar atento ao perfil das redes sociais e da proposta dos portais. O PME NEWS está presente nas principais redes sociais, porém nosso foco é mais direcionado a assuntos corporativos e, por isso, o perfil de nossos leitores aproxima-se muito do perfil de usuários do Linkedin.

As redes sociais são fundamentais para os negócios e para as imagens de pessoas, empresas e claro, portais como o nosso. Em junho de 2017, o PME NEWS “virou a chave”, e de informativo passou a ser um portal, com mais conteúdo, incluindo uma coluna dedicada a artigos. E o Linkedin foi fundamental para sinalizarmos ao mercado. O meu perfil, por exemplo, em poucas semanas, alcançou a marca de 30 mil conexões, o máximo permitido pela rede social. E hoje é um de nossos pilares para publicarmos as postagens. Alguns profissionais que publicam os conteúdos conosco também publicam seus conteúdos nas redes sociais. Porém, optam também em publicar no PME NEWS, por não ficarem restritos à determinada rede e por ter a opção de ampliarem o radar de alcance. Além da ampla divulgação, incluindo campanhas de emailmarketing, nossos conteúdos repercutem frequentemente em demais mídias corporativas.

PME NEWS – Qual o diferencial do PME NEWS?

Sidney Cohen – A credibilidade. Na época, com pouquíssima verba de marketing, resolvi “pilotar” algumas ações, principalmente as de marketing. O correto seria ter apoio de profissionais especializados, mas o bolso não permitia e serviu para aprender bastante, entre erros e acertos, mas faz parte do processo. Essa fase foi muito importante, pois aproximei-me mais dos leitores e os elogios, e principalmente as críticas, chegavam mais rápidos. Mas eu sempre tenho em mente o “plano A”. Que santo de casa TEM e DEVE fazer milagres, e tudo que eu aplicava nas consultorias aos meus clientes eu praticava no PME NEWS, principalmente quando envolvia estratégia. E uma delas era de entrevistar profissionais respeitados pelo cenário empresarial. Assim a probabilidade das portas se abrirem para o público conhecer o PME NEWS aumentaria. E felizmente consegui. A Luiza Trajano foi quem inaugurou o tapete vermelho, depois vieram: Ricardo Amorim, Alexandre da Costa, Alberto Saraiva, Antonio Carlos Nasraui, David Feffer, Mario Sergio Cortella, Roberto Shinyashiki, Leandro Karnal. E tão importante quanto essas personalidades, destaco, sem exceção, todos os entrevistados e autores dos artigos publicados, que são especialistas e renomados em suas áreas e que contribuíram e contribuem para que a credibilidade do PME NEWS supere as nossas expectativas. Além das ações nas redes sociais, demais mídias especializadas passaram a publicar matérias mencionando nosso conteúdo. A exemplo da Veja, Exame, InfoMoney, Portal Terra, Gazeta Brasília, Estado de Minas, Estadão, dentre outras.

PME NEWS – Quais são os principais desafios do PME NEWS?

Sidney Cohen – No mundo em que NEWS misturam-se às FAKE NEWS, o desafio é constante para não cairmos em tantas armadilhas. É importante estudar e acompanhar de perto os fatos e as fontes. Outro desafio é estar atento a tudo que nos cerca. Esse ano completam 20 anos do bug do milênio e percebemos que há muitos outros “bugs”, não restritos à tecnologia.

Mas, o nosso principal desafio e que será constante, e por essa razão que lancei o PME NEWS, é de proporcionar a inclusão para um número cada vez maior de leitores à informação de qualidade, de forma transparente e objetiva sobre o que acontece e o que é tendência no cenário das Pequenas e Médias Empresas.

PME NEWS – Que mensagem você quer passar para as pessoas?

Sidney Cohen – A informação é um pilar importante para adquirirmos o conhecimento. Se você gera conteúdo, fale a linguagem do seu leitor e não apenas do algoritmo. Os algoritmos são importantíssimos, mas, independente de algoritmo, da tecnologia de uma forma geral, o mais importante é a transparência. As pessoas precisam transmitir as mensagens de forma natural e sem escalas.

A comunicação é uma via de mão dupla. É muito gratificante ver hoje leitores das gerações X, Y, Z e também da 3ª idade interagindo conosco, não tenho dúvidas que seja o reflexo da forma transparente e natural da nossa comunicação com eles.

E você que participa das redes sociais, a minha sugestão é de você curtir, compartilhar e comentar o que realmente te chama a atenção. Alguns internautas interagem por interagir e nem olham a fundo o conteúdo do post. Isso pode gerar um falso engajamento com pessoas de seu network.

Enfim, uma mensagem tão importante quanto as demais e que vem de encontro com os meus  projetos pessoais e profissionais e quero passar adiante …

Se você tem um sonho, por mais difícil que possa parecer, comece a trabalhar nele desde já. A única pessoa que pode transformá-lo em realidade é você!

Pense Nisso

“Se você tem um sonho, por mais difícil que possa parecer, comece a trabalhar nele desde já. A única pessoa que pode transformá-lo em realidade é você!”.

Sidney Cohen

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR

    Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade e política de cookies