Defendo que esta é uma grande oportunidade tanto para os Contadores, bem como para os Empreendedores, explico:
Imagine você, amigo contador, tem na sua carteira de clientes uma média de 100 clientes/contratados, que já são fidelizados.
Então, como conseguir adicionar valor a este contrato?
Oferecendo serviços adicionais ao contrato, como análises financeiras, indicadores de performance, budget e acompanhamento de real vs. orçado, entre outros … são serviços adicionais, não previstos no contrato raiz e você pode cobrar um adicional por isso, se sua carteira tiver 100 clientes e você ofertar serviços para atender 30% da carteira, podendo crescer o faturamento em até 50%, uma vez que estes serviços são de taxa hora, mais elevados que a prestação de serviços e contratos de contabilidade.
Cresce o faturamento em até 50% e não cresce os custos na mesma proporção, uma vez que a estrutura já está pronta.
Já para o contratante, empresário … evolui acertadamente com a decisão e passa a ter ferramentas de gestão e tomada de decisão. Saindo dos trabalhos simples de contabilidade, apuração de impostos e entregas acessórias e começa a se beneficiar de um suporte e apoio para direcionar os caminhos da empresa.
Algumas semanas atrás, estive em Orlando, Florida e pude ver na prática este efeito nas prestações de serviço de Contabilidade. Os empresários buscam este suporte e apoio para evoluir e suportar o crescimento dos negócios, principalmente para planejar e buscam apoio para:
– Confeccionar Plano de Negócios
– Acompanhar o Plano de Negócios vs. Realizado
– Planejamento Tributário e Regulatório
– Governança e práticas ESG
– Entre outras …
Mas sempre com a visão de planejar e antecipar seus efeitos.
Portanto evoluir sua contabilidade para controladoria é o caminho mais adequado para dar sustentação e crescimento para sua PME e de pronto, você ganha de bônus:
– Relatórios Gerenciais de performance
– Análise e Acompanhamento de Margens de Contribuição
– Formação de Preço de Vendas
– Fluxo de Caixa
– Budget
Entre outras, além de manter o que já tinha acordado e recebido do contrato de contabilidade original, por isso defendo o ganha, ganha desta visão:
“Ganha o contador adicionado valor ao contrato atual e ganha o empreendedor, evoluindo seu contrato e recebendo informação em tempo real para apoiar a sua tomada de decisão”.
E como isso pode funcionar na prática?
1- Contadores: selecionem os contratos com este potencial de adição de serviço e ofereça as soluções, caso não tenha um profissional no time para executar estas atividades, procure a parceria de consultoria ou de controller para dividir a rentabilidade desta adição do contrato.
2- Empreendedor: fale com seu contador da necessidade destes serviços adicionais para apoiar a sua gestão, caso ele não tenha no seu time esta competência, sugira a adição ao seu time de um consultor ou profissional com este perfil.
Todos ganharão!