O setor de franquias é um dos segmentos que mais cresce. Mesmo em período de crise como o ano de 2015, o crescimento registrado foi de 8,3% em faturamento e receita acumulada no ano de R$ 139,593 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que projeta um crescimento para 2016, de 6% a 8%.
O mercado de trabalho também está atento para esse segmento. Seguem abaixo alguns profissionais especializados no setor:
Gerente de Expansão
O gerente de expansão é o responsável estratégico do processo de crescimento da Franquia. Ele visa atender o planejamento, com metas bem definidas por região, proporcionando a rede de franquias toda infraestrutura, do suporte operacional à logística.
Advogado
O setor de franquias, com destaque para as microfranquias, precisa melhorar o processo jurídico. Em muitos casos recorrem a um escritório de advocacia. A demanda vem crescendo e algumas franquias já disponibilizam de um departamento jurídico próprio, com advogados especializados no setor.
Contador
As áreas contábeis e tributárias estão em constante mudança, assim como no caso jurídico, as franquias precisam de profissionais especializados nesses setores. Neste caso, porém, o desafio é maior, devido a valorização desses profissionais nos últimos anos.
Profissional de Marketing
Coordena as ações de marketing e comunicação para a franqueadora, além de projetar as redes franqueadas. Também apoia a área comercial na captação de novos franqueados.
Gerente de Recursos Humanos
É responsável pela gestão de RH da franqueadora, incluindo o recrutamento e seleção de seus colaboradores. Além de coordenar programas de treinamento e desenvolvimento para a rede franqueada.