Visitei recentemente a Expo Franchising, no Rio de Janeiro e tive a oportunidade de conversar com alguns franqueadores e franqueados. E pude constatar que a parceria é o diferencial entre o sucesso e fracasso no negócio de franquias.
O modelo de franquias é um bom negócio, mas é bom lembrar que os franqueados, na verdade, é quem são os clientes diretos dos franqueadores e em casos de situações criticas, como a crise, por exemplo, as franquias devem estar alinhadas com o cenário e oferecer todo apoio necessário para enfrentarem juntos a continuidade e o sucesso do negócio.
Os novos perfis de franqueados, devido a crise, formados principalmente por ex-executivos, desligados de seus empregos e que buscam novos negócios, impulsionaram o mercado de franquias. Para começar com o pé-direito, recomenda-se que os novos empreendedores pesquisem com demais franqueados quais franquias são fiéis parceiras no momento em que mais precisam, como o atual.
A microfranquia, por exemplo, seria uma opção, não apenas pelo valor (teto de R$ 90 mil), mas pelo atalho de se chegar aos tomadores de decisão (franqueador) e assim ter uma comunicação direta. Outra sugestão seriam as franquias de renome, mais experientes, com processos bem definidos, acostumadas a enfrentar situações adversas como a atual.
Assim como o Rio, outros polos demonstram crescimento no setor de Franquias. Mas, para manter esse ritmo é preciso que a parceria da Franqueadora e do Franqueado seja a mais sólida possível para garantir um modelo de negócio literalmente “sustentável”.
Sempre é bom lembrar: uma parceria boa deve ser boa para ambos.