Para um empresário é essencial ter visão. Visão de futuro!
Desenhar seu modelo de negócio, conhecer o mercado, público-alvo, clareza de como construir e entregar produtos e serviços, ter sua marca associada ao propósito empresarial, conceber a operacionalização do seu negócio, com custos e margens, além de desenhar a estratégia futura para longevidade da sua empresa.
Enxergar oportunidades onde outros veem apenas desafios e estar disposto a transformar ideias em projetos reais e inovadores.
Um empreendedor de visão possui características que permitem identificar possibilidades de negócios, antecipar tendências e necessidades do mercado e agir de maneira proativa para alcançar o sucesso.
A visão empreendedora é uma qualidade que pode ser desenvolvida com prática, a partir do autoconhecimento e constante atualização, além de uma mentalidade aberta às novas ideias e mudanças.
E como se constrói esse olhar para o futuro?
Inovação: Buscar maneiras de melhorar processos, produtos ou serviços.
Peça-chave para se destacar em mercados competitivos.
Planejamento: Ter capacidade de planejar cada passo e traçar estratégias para minimizar riscos, pensar à longo prazo, sustentando o crescimento do negócio.
Resiliência e Persistência: Empreender é cheio de altos e baixos, e enfrentar dificuldades faz parte do processo.
Adaptabilidade: Se adaptar às mudanças, pois as demandas de mercado estão em constante transformação.
Identificar Oportunidades: Observar tendências e identificar novas necessidades ou áreas de potencial crescimento.
Resultados: Focar em metas e resultados, sem perder de vista a eficiência e a qualidade dos produtos ou serviços.
Liderança e Trabalho em Equipe: Inspirar e motivar pessoas, além de colaborar em equipe, construindo um ambiente produtivo e inovador.
Investindo o olhar no futuro
Estamos no momento da revisão do Planejamento Estratégico Plurianual, dos Planos Táticos, Operacionais e Contingenciais para a construção de 2025.
Planejar é construir o futuro desejado para os seus negócios, é saber aonde quer chegar!
O planejamento empresarial é essencial para conduzir uma empresa ao sucesso, desenhando essa trilha, planejando à médio prazo e detalhando no curto prazo quais as ações operacionais que levam do hoje ao futuro desejado.
Minha vivência como executiva e empreendedora na Projetando Pessoas, com muitos anos de planejamento estratégico, de gestão operacional e governança corporativa, sempre com resultados positivos e alta performance, me levaram às consultorias e capacitações e a constante recomendação de:
PLANEJAR, PLANEJAR e PLANEJAR!
Os ciclos de planejamento se repetem anualmente e se dividem em muitas facetas. São eles:
Plano Estratégico
Nível mais alto de planejamento, com horizonte de longo prazo (de 3 a 5 anos ou mais). Define a missão, visão e valores, além dos objetivos principais e direcionamento geral. Envolve a análise do ambiente externo (mercado, concorrência) e interno (recursos, capacidade).
Plano Tático
Foco no médio prazo (1 a 3 anos) e desdobra as definições da estratégia em metas específicas. Cada área cria planos para apoiar os objetivos gerais.
Plano Operacional
Atua no curto prazo (no ano), mais detalhado e concreto. Estabelece as atividades, garantindo que o plano tático seja seguido. Inclui procedimentos, regras, cronogramas e recursos necessários para que as tarefas sejam realizadas.
No planejamento operacional, se detalha para o ano:
a) Orçamento:
– Financeiro;
– Físico com cronograma de projetos e de produtos;
b) Campanhas de Marketing;
c) Indicadores e Metas;
d) Plano de colaboradores por área, por cargo, promoções e aumentos, regra de bônus;
e) Plano de Capacitação, formações, mentorias;
f) Plano de formação de lideranças, os “shadows” dos principais executivos e o Planejamento Sucessório dos negócios com a formação de herdeiros.
Plano de Contingências para gerenciamento de riscos
Serve para lidar com imprevistos, criando alternativas caso os planos principais não possam ser executados. Mantém a empresa preparada para mudanças inesperadas no mercado, problemas internos ou crises externas.
Por tudo isso, planejar numa empresa que busca perenidade empresarial é assegurar o rumo dos negócios alinhado com a estratégia, é executar a operação de forma organizada, com controles e sendo resiliente.
E você empresário, está de olho no presente, nos resultados atingidos de 2024, no que ainda é possível de se atingir e nos fechamentos do ano?
Mas também tem a capacidade de enxergar longe e atuar trabalhando no futuro, desenhando o 2025 desejável, e os próximos anos de vida próspera do seu negócio?
Muito sucesso em sua estratégia e em seus resultados!
E se precisar de ajuda atuo pela Projetando Pessoas para você e para sua empresa, em formação de lideranças, nas competências de futuro, nas habilidades de planejamento e gestão eficaz para alto desempenho e no planejamento sucessório em empresas de família, com muitas histórias de sucesso para contar!