Dependendo do ramo de atividade de uma consultoria, ela poderá atender todos os setores de uma empresa e estar presente em todas as fases, da abertura ao encerramento das atividades. Mas é na fase de amadurecimento que o apoio da maioria delas se destaca. Nesta fase, a consultoria está ciente que o cliente é soberano sobre o seu negócio, o serviço prestado deve ser feito sempre em parceria com o cliente. Seja em momentos difíceis ou de retomada de crescimento em que atravessa o país, o cliente percebe nessas horas que é preciso contar com um parceiro que o ajude a pensar “fora da caixa”, para promover ações de melhorias significativas.
Se compararmos as perspectivas de sucesso no apoio de consultorias às pequenas empresas, são maiores as comparadas ao cenário corporativo. Por possuírem menos processos e menor estrutura, adaptam-se mais facilmente às mudanças. Consequentemente geram resultados mais rápidos.
Cito algumas frentes que demandam o apoio de consultorias, para o cenário de retomada do crescimento:
Gestão Empresarial
Não há fórmula mágica para reduzir custos e vender mais sem um planejamento do negócio. Independente do ramo de atividade, a gestão é a base para tornar o processo mais eficiente.
Desenvolvimento Humano
As empresas de RH e Coaching podem contribuir significativamente para seus clientes adotarem em seu planejamento, uma politica voltada ao bom clima organizacional, retenção de talentos, plano de carreira e liderança. Os resultados são surpreendentes.
Compliance
A transparência é a característica ímpar da credibilidade de uma empresa. Não adianta definir Missão, Visão e principalmente Valores, se os processos não representarem de fato ao que a empresa se propõe.
Outsourcing
A terceirização de apoio contínuo ganhou força para que as empresas dediquem mais tempo na sua área de atuação. Com o advento da internet, empresas de tecnologia e de serviços contábeis, se beneficiaram, principalmente para atender a forte demanda das pequenas empresas.
Inovação
A maior aliada para as empresas se diferenciarem no mercado. A inovação está presente em todas as áreas, com destaque maior na tecnologia e marketing. Embaladas pela Era da Transformação Digital, muitas empresas especializadas em inovação despontam como parceiro estratégico aos negócios de seus clientes.
Seja especialista ou generalista, a consultoria desempenha o papel de orientadora. O mercado está atento e conta com o apoio de empresas com esse perfil, para agir de forma estratégica para o seu negócio.
Pense nisso: “O acompanhamento periódico promove a evolução constante”.