Meu primeiro artigo aqui com a PME NEWS, logo preciso me apresentar. Sou Gaspar Carreira Jr., CEO da GC Experts. Uma empresa que fundei ao colocar meu sobrenome no crachá e oferece serviços de consultoria na área de gestão empresarial, financeira e de governança.
GC também de Gestão e Controle, de Governança Corporativa, e o C continua a vir forte na minha vida pessoal, profissional, na minha Carreira (com trocadilhos)… vocês já, já vão saber mais…. Agora quero compartilhar um caso com vocês:
Estava sentado na sala de reuniões aguardando o cliente, uma empresa de porte médio do setor de serviços. Pensava em qual seria a real necessidade da empresa. Ela chegou por indicação de um amigo, e segundo ele, precisavam de uma consultoria criativa, pois estavam com dificuldades de manter o negócio com seu alto nível de endividamento.
A tal da “consultoria criativa”, e ainda mais em finanças, insistia em me provocar (olha o C novamente).
Chegam o dono da empresa e o diretor financeiro, fazem um panorama amplo da empresa e de suas linhas de negócio. Concluem dizendo que não geram caixa, estão sempre tomando empréstimo no banco ou antecipando seus recebíveis. Não conseguiam enxergar uma solução.
Faço algumas perguntas básicas e peço alguns relatórios como Demonstrativo de Resultado e de Caixa. “Não temos”, respondem. E assim seguiu minhas solicitações acerca da gestão financeira, tentando obter dados, informações estruturadas que poderia ajudar-me a tangibilizar a situação da empresa…. Nada!
Acho que o consultor criativo requisitado na verdade deveria ser um mágico, afinal como dar um direcionamento sem entender a causa, como entender a causa sem informação?
Como pode uma empresa de mais de 30 anos de existência, com bons serviços prestados e reconhecidos operar assim? Como pode ter sobrevivido e feito um legado?
A primeira resposta é o perfil do empreendedor das décadas de 70, 80. Com forte tino comercial, trabalho duro e intuição aguçada para o futuro, muitas empresas foram erguidas e se fortificaram na liderança firme dos fundadores. Portanto controles financeiros estruturados não foram priorizados, muito menos um corpo profissional nesta gestão.
A segunda resposta é a situação como não só essa, mas outras empresas neste perfil se encontram. Perdidas e desorganizadas financeiramente. A intuição que levou as empesas do passado até o presente não é mais suficiente para o futuro.
Nesse momento, me passa a mente, a razão de ser a GC Experts, a empresa que nasceu de 4C´s: Vou começar com crença, que embora tenha “C” não participa do conjunto que estrutura a inteligência em gestão financeira e governança.
Com mais de 30 anos como executivo de finanças dedicando-me a operações de alta complexidade e altos volumes de transações financeiras, surge o primeiro “C”. O que vem do meu legado profissional.
A Competência de gerir, preservar e investir o capital financeiro de uma empresa. É onde meu conhecimento ajuda na prática.
Os outros “C´s” fazem parte do que acredito. Conjunto de saberes podem ser adquiridos na teoria e na prática. A forma como se aplica é que diferencia.
A Coragem, a Confiança e o Coração são o fio condutor de nossa atuação.
A coragem de mudar o status-quo.
A confiança, sem isto, nada vale a pena. Relações generosas e colaborativas.
O coração, pois, nem tudo é finanças. Legado deve ser respeitado e o sonho alimentado.
Isto posto, e voltando ao caso, quero salientar que caixa de uma empresa não pode ser petrificado. Ele dá o oxigênio para o sonho e tem sim muitas emoções envolvidas. E ele dá a possibilidade de a empresa transformar seus sonhos numa construção futura. Tenho como missão pessoal construir emoções positivas e com a tratativa correta das decisões e das finanças viabilizar a sustentabilidade futura.
Então pergunto: Sua empresa está preparada com o simples e básico bem-feito? Os processos, os KPIs e os relatórios que permitam a gestão das finanças e as tomadas de decisão das prioridades com relação a crescimento de vendas, melhoria das margens, redução de despesa, capital de giro, tomada de crédito. São pontos básicos que não podem ser negligenciados.
Não se profissionalizar neste sentido traz o gosto amargo do caixa mal gerido e da quebra muitas vezes inevitável, se não tratada a tempo.
A GC Experts nasce com parte da minha alma, meu cérebro e meu coração! Com profissionais plurais e que vibram no mesmo propósito.
O trabalho é duro, vamos juntos nesta jornada?