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Quais são os reflexos da precificação para o negócio?

Laecio Barreiros
CEO da L&Barreiros Controladoria

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Antes de falarmos de formação do preço de venda, precisamos entender as causas que levam a quebra das empresas, que estão relacionadas a :

  1. Falta de Capital:

  • Falta de recursos – O negócio exigia um capital maior que o disponível.
  • Obter lucro pretendido para manter um capital de giro.
  • As contas vieram, não tinha caixa para controlar e honrar.

  2. Administração e Planejamento:

  • Por exemplo, um marceneiro que não tinha tempo para administrar o negócio, pois tinha noção apenas da produção.
  • Não separar o patrimônio da empresa e dos sócios, que ficam misturados.
  • Não ter avaliado o mercado e não ter experiência para atuar na área.

Entendido as causas de fechamento das empresas, precisamos entender quais são os tipos e perfis de Empreendedores:

– O técnico

Característica principal: Entende do produto, do processo, do negócio, é conservador no risco.

– O gestor

Característica principal: Disciplinado, controlado, bom em gestão, é moderado no risco.

– O visionário

Característica principal: Enxerga oportunidade em tudo, é agressivo no risco.

O perfil  ideal:

Ter todas as competências em um único tipo de empreendedor: (técnico + gestor + visionário = sucesso)

Não adianta ter braços fortes se o coração não permitir que se pegue peso ou se faça força.

A saúde da empresa depende da boa gestão financeira e o principal é a formação do preço de venda.

A Formação do Preço de Vendas tem o foco em Lucratividade e Geração de Caixa.

Apresento um Modelo de Formação de Preço de Vendas.

  • (+) Matéria Prima ou Insumo
  • (+) Mão de Obra Direta
  • (+) Rateio de Custos Fixos
  • (+) Despesas Variáveis de Comercialização
  • (=) Sub-total   ( Base de Calculo)
  • ( / ) Aplicar o fator Mark-up ( divide por fator ) (*)
  • (=) Preço de Venda a vista
  • (+) Custo Financeiro para financiamento/prazo
  • (+) Despesas de Instalação, Fretes, etc…(custos escondidos )
  • (=) Preço Final

(*) Incluir a taxa por dentro, por exemplo se quiser adicionar um lucro de 30%, tem que fazer o seguinte:

(100-30) = 70 / 100 = 0,70 então ao invés de multiplicar 30% para Base de Cálculo, divide a Base de Cálculo por 0,70, aí você está adicionado 30% ao valor.

Importante:

Este é o modelo técnico para formar preço. Você pode até não incluir todos os itens, mas não se iluda, se não for incluso, este item ($$$), estará saindo de algum lugar: “do lucro, ou seja, do seu bolso”.

Exemplo prático para um lucro desejado de 30%

Matéria Prima ou Insumo R$ 1.500,00
Mão de Obra Direta R$ 1.200,00
Rateio de Custos Fixos R$    500,00
Despesas Variáveis de Comercialização R$    500,00
Sub-total (Base de Cálculo) R$ 3.700,00
(/) Aplicar o fator Mark-up (divide por fator) para lucro 30% R$ 1.586,00
Preço de Venda a vista R$ 5.286,00
Custo financeiro para financiamento / prazo R$   159,00
Despesas de Instalação, Fretes, etc… (custos escondidos) R$   500,00
Preço Final R$ 5.945,00

 

Detalho a seguir as contas importantes que devem configurar na Formação do Preço de Vendas:

  • Despesas Fixas, são as despesas realizadas pela empresa, independentemente do volume de vendas, ex: aluguel, fopag, água, luz, telefone, manutenção, contador, pró-labore, etc.
  • Despesas Variáveis, são as despesas que variam em função do volume vendido ou produzido, ex: impostos, comissões etc.
  • Mark-up, fator ou taxa de marcação sobre o valor do custo de produção, divide não multiplica.
  • Sistema tributário, qual o tipo (Simples ou outros).

Este é um modelo simples e didático para apoiar a formação de preço de vendas, mas é sempre necessário verificar o segmento de atuação e demais variáveis do seu negócio.

Importante:

Quem dá preço é o mercado, você só tem que avaliar se o preço que o mercado está disposto a pagar está dentro da sua política e formação de preços, se não está, melhor não ficar no negócio.

Não se engane, descuidar deste tema aplicando atalhos do tipo valor da matéria prima, mercadoria ou insumo, (vezes 2 ou 3 vezes). Usar referência de mercado como preço igualar preço da concorrência é jeito mais rápido de quebrar.

Bons Negócios.

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