O objetivo de toda empresa e de todos os profissionais é um só: RESULTADO! E a venda simboliza bem isso na prática.
Como consultor, percebo que a Identidade de uma empresa destaca em seus Valores a preocupação e o bem estar de seus colaboradores, com base na motivação, independente do perfil da empresa e de seus profissionais.
De fato a motivação contribui de forma significativa para se alcançar os objetivos. Especificamente no caso das vendas, que envolve todos os setores de uma empresa, do atendimento à logística e obviamente o comercial, que têm como meta na relação “causa-efeito”, a venda e a satisfação do cliente.
Cito algumas dicas para promover a motivação pessoal e corporativa.
Automotivação:
- Saia da zona de conforto. A falta de motivação promove falhas.
- Lembre-se de momentos de sucesso na sua vida profissional e pessoal.
- Inspire-se em pessoas e profissionais de sucesso. Repita os acertos e analise de perto os fracassos, para que não se repita contigo.
- Escreva suas metas. Relacione uma lista de objetivos a serem alcançados e marque-os quando realizados. Comemore com um presente, ou uma viajem, ou outra forma de comemoração, mas comemore sempre que alcançar cada objetivo. Isso traz muita motivação.
Práticas corporativas motivacionais:
- Promova concursos inovadores e criativos com a participação de funcionário em campanhas de ações de melhorias para a empresa. Com premiação para as melhores ideias.
- Capacitação dos colaboradores
- Participação nos lucros
- 14º. Salario.
- Politica para promover a Redução do “Turn-over” (rotatividade de pessoal)
- Política de Meritocracia, voltado ao crescimento profissional leal.
Pense nisso:
“Líderes incríveis saem da sua rotina para melhorar a autoestima de sua equipe. Se as pessoas acreditam nelas, é incrível o que elas podem conquistar.” – Sam Walton, empreendedor.